Inicio Android Xiaomi DeepExposure: A inteligência artificial salva as fotografias

Xiaomi DeepExposure: A inteligência artificial salva as fotografias

Quando queremos comprar um telemóveis as opiniões dos utilizadores dividem-se. Uns querem os maiores ecrãs. Outros preferem as melhores câmaras. O DeepExposure pode ter uma grande palavra a dizer.

De facto, uma câmara é sem dúvida a característica mais apetecível. Afinal de contas todos temos momentos para recordar. É exatamente por este motivo que os telemóveis têm cada vez mais câmaras e até adicionaram inteligência artificial para dar uma ajuda.

DeepExposure

No entanto, esta qualidade, por estranho que pareça, nem sempre se deve ao hardware. De facto, neste campo, o software tem muito a dizer.

DeepExposure: O software tem um enorme peso para a obtenção da melhor fotografia

A aplicação de filtros, ajustes de cores e ajuste da iluminação contribuem para dar mais vida às imagens. No entanto, isto nem sempre é fácil. É que em muitos casos a fotografia não é homogénea. Ou seja, o fundo pode ter a iluminação ideal e a pessoa que estamos a fotografar estar pouco iluminada. Às vezes é exatamente o contrário.

DeepExposure

É por esse motivo que a Xiaomi está a trabalhar numa solução de inteligência artificial. Algo a que resolveram chamar AI “DeepExposure”.

Como funciona?

Olhando para o documento que explica o processo, o DeepExposure divide uma imagem em vários segmentos e ajusta a exposição para cada parte separadamente. A partir daí, todos os segmentos são combinados, resultando numa imagem com muito brilho e diversos pormenores. A Xiaomi treinou o sistema de inteligência artificial com 3000 fotos do conjunto de dados MIT-Adobe FiveK, que inclui fotos RAW e retocadas por especialistas. Com uma fotografia exposta corretamente, os detalhes que antes eram apagados tornam-se visíveis e os realces são mantidos.

DeepExposure

Já existem muitas empresas que utilizam a IA para melhorar as imagens.  A Google, por exemplo, lançou o Night Sight no Pixel 3 e 3 XL. Semelhante ao DeepExposure, o Night Sight utiliza algoritmos para analisar diferentes níveis de exposição e combina-os numa imagem adequadamente iluminada. A OnePlus tenta obter um efeito semelhante com o seu próprio modo noturno no OnePlus 6T. A Huawei também utiliza a IA na sua câmara para detetar cenas antes que a foto seja tirada, ajustar filtros e até para edição de vídeo.

É verdade que utilizar duas câmaras dá uma grande ajuda. No entanto, a inteligência artificial pode fazer muito pelos equipamentos. Assim, o DeepExposure da Xiaomi pode ser a solução para levar as melhores fotografias a todos os dispositivos. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Your Phone do Windows vai ficar muito mais poderoso!

Com o Windows 10 Build 20221, a aplicação Your Phone da Microsoft vai ter direito a uma novidade. Chama-se “fixação de notificações”. Para quem...

Microsoft Edge vai mesmo rebentar com o Google Chrome!

O novo Microsoft Edge está lentamente a chegar a todos os dispositivos através do Windows Update e também vem pré-instalado no update de Outubro...

Oppo Reno4 Lite: certificação revela especificações principais

A Oppo está a trabalhar arduamente na familia de smartphones Reno. Dito isto, já apresentou o Oppo Reno4 e o Reno4 Pro na China...

TicWatch Pro 3: justifica-se um preço de 299 Euros?

A Qualcomm revelou dois novos chipsets para wearables em junho. Falo do Snapdragon Wear 4100 e 4100+. Os novos chips são uma atualização significativa...

Nokia 7.3: novas imagens revelam todos os pormenores!

Antes do evento Nokia Mobile há alguns dias, houve relatos de que o Nokia 7.3 seria lançado em 22 de setembro. No entanto, este...