Xiaomi DeepExposure: A inteligência artificial salva as fotografias

Quando queremos comprar um telemóveis as opiniões dos utilizadores dividem-se. Uns querem os maiores ecrãs. Outros preferem as melhores câmaras. O DeepExposure pode ter uma grande palavra a dizer.

De facto, uma câmara é sem dúvida a característica mais apetecível. Afinal de contas todos temos momentos para recordar. É exatamente por este motivo que os telemóveis têm cada vez mais câmaras e até adicionaram inteligência artificial para dar uma ajuda.

xiaomi deepexposure: a inteligência artificial salva as fotografias

No entanto, esta qualidade, por estranho que pareça, nem sempre se deve ao hardware. De facto, neste campo, o software tem muito a dizer.

DeepExposure: O software tem um enorme peso para a obtenção da melhor fotografia

A aplicação de filtros, ajustes de cores e ajuste da iluminação contribuem para dar mais vida às imagens. No entanto, isto nem sempre é fácil. É que em muitos casos a fotografia não é homogénea. Ou seja, o fundo pode ter a iluminação ideal e a pessoa que estamos a fotografar estar pouco iluminada. Às vezes é exatamente o contrário.

xiaomi deepexposure: a inteligência artificial salva as fotografias

É por esse motivo que a Xiaomi está a trabalhar numa solução de inteligência artificial. Algo a que resolveram chamar AI “DeepExposure”.

Como funciona?

Olhando para o documento que explica o processo, o DeepExposure divide uma imagem em vários segmentos e ajusta a exposição para cada parte separadamente. A partir daí, todos os segmentos são combinados, resultando numa imagem com muito brilho e diversos pormenores. A Xiaomi treinou o sistema de inteligência artificial com 3000 fotos do conjunto de dados MIT-Adobe FiveK, que inclui fotos RAW e retocadas por especialistas. Com uma fotografia exposta corretamente, os detalhes que antes eram apagados tornam-se visíveis e os realces são mantidos.

xiaomi deepexposure: a inteligência artificial salva as fotografias

Já existem muitas empresas que utilizam a IA para melhorar as imagens.  A Google, por exemplo, lançou o Night Sight no Pixel 3 e 3 XL. Semelhante ao DeepExposure, o Night Sight utiliza algoritmos para analisar diferentes níveis de exposição e combina-os numa imagem adequadamente iluminada. A OnePlus tenta obter um efeito semelhante com o seu próprio modo noturno no OnePlus 6T. A Huawei também utiliza a IA na sua câmara para detetar cenas antes que a foto seja tirada, ajustar filtros e até para edição de vídeo.

É verdade que utilizar duas câmaras dá uma grande ajuda. No entanto, a inteligência artificial pode fazer muito pelos equipamentos. Assim, o DeepExposure da Xiaomi pode ser a solução para levar as melhores fotografias a todos os dispositivos.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também