WSATools: já vai poder fazer backup das aplicações Android!

Simone Franco, o responsável pela ferramenta WSATools que possibilita a instalação com facilidade de apps Android no Windows 11 está a trabalhar num novo módulo que permite criar um backup de todas as apps instaladas no sistema operativo da Microsoft.

WSATools: já vai poder fazer backup das aplicações Android!

Isto é sem dúvida uma função muito interessante. Especialmente se as apps ficarem corrompidas ou os dados e for necessário reinstalar o WSA. Graças à função de criação de backups nunca vamos perder nada. Inclusivamente o progresso de um jogo.

WSATools backup

A ferramenta funciona ao copiar os dados VHDX e ao restaurá-los para o sítio correto. Entretanto a nova função vai estar disponível na WSATools 0.2 quando esta versão for lançada.

Entretanto para além das WSA Tools há outra forma de instalar apps Android no Windows.

A nova app chama-se WSA PacMan e já está disponível no GitHub para download. Com ela é muito mais simples descarregar e instalar apps Android sem recorrer à linha de comando e a outros mecanismos como refere o site WindowsLatest.

Disponibiliza uma interface simples de utilizar e corre todos os comandos ADB em segundo plano. Ou seja é basicamente ficamos com a papinha toda feita.

WSA PacMan, WSATools backup

Um aspecto interessante é que a WSA PacMan é no fundo uma interface gráfica para o WSA original. Ou seja, não vamos ter de estar a configurar este sistema novamente.

Como é possível ver na imagem acima, o WSA PacMan tem uma interface simples e apenas necessitamos de localizar o APK que queremos correr.

Se os passos estiverem corretos e escolhermos o ficheiro APK, surge logo o assistente de instalação semelhante ao nativo incluído no sistema operativo.

Entretanto podemos abrir, depois, as apps instaladas como qualquer outra aplicação para Windows. Inclusivamente elas surgem no menu Iniciar e podem ser afixadas na barra de tarefas.

WSATools: a outra alternativa

A WSATools está disponível na loja da Microsoft aqui.

Logo à partida temos integração do explorador do Windows com os ficheiros APK. Assim podemos ter o ficheiro da app ou jogo em qualquer lado. Depois da encontrarmos damos dois cliques e ela é logo instalada.

Para além disso não é necessário instalar o ADB e conhecermos os comandos.

No entanto e apesar de facilitar muito a vida de quem quer instalar apps Android, não resolve a questão da dependência com a Google Play Store. Assim algumas aplicações que dependem diretamente dos serviços Google podem não funcionar.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.