Windows: WordPad chegou ao fim… Foram 30 anos!

A Microsoft anunciou que, depois de fazer parte dos sistemas operativos Windows durante quase três décadas, o WordPad tem os dias contados. Assim, o processador de texto que safou muito boa gente quando não havia Word para ninguém, deve desaparecer em uma das futuras atualizações do Windows.

Por isso, apesar de ainda fazer parte do Windows, vai ser descontinuado numa versão futura do Sistema Operativo da Microsoft.

Windows: WordPad chegou ao fim… Foram 30 anos!

Portanto, antes de dizer adeus, é preciso ter em conta a história do velho WordPad. Este processador de texto básico tem quase 30 anos de vida (28 anos), sendo uma novidade do Windows 95. Curiosamente, apesar de um grande foco no Word, a Microsoft sempre incluiu este software em todas as versões do Windows lançadas desde então.

Porém, o programa tem tido muito poucas atualizações. Aliás, a última grande atualização aconteceu na altura do lançamento do Windows 7. Sendo na realidade apenas uma atualização de interface, e não do leque de funcionalidades da app. Tivemos outras mexidas com o Windows 8, mas também nada de especial.

É exatamente por isso que o WordPad é um programa opcional desde o lançamento do Windows 10, e verdade seja dita, deve ser um dos programas da Microsoft com menor utilização diária. (Isto significa que pode ser desinstalado a partir do Painel de Controlo. Algo que normalmente não é possível para apps nativas do Windows).

Porém, ainda não sabemos se o WordPad vai ser removido do Windows 11, ou se apenas no Windows 12.

atualização do Windows 11 ecrãs, reparar computador a reiniciar
Galati, Romania – June 19, 2022: Checking for Windows 11 updates on laptop screen close up view

Afinal de contas, a Microsoft apenas falou de uma atualização futura, e ao que tudo indica, isso pode significar o Windows 12, que caso não saiba deve chegar já em 2024 ao mercado.

Entretanto, Microsoft recomenda o uso do MS Word para documentos de rich text como “.doc” e “.rtf” e o Windows Notepad para documentos de texto simples como “.txt”.

Dito tudo isto, enquanto o Paint fez mover vários utilizadores. É muito provável que ninguém mexa um dedo para “salvar” o WordPad.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados