Windows 11 vai ficar mais exigente. E agora?

Tem um computador mais antigo mas quer ter o Windows mais recente? Bem… A coisa vai ficar inegavelmente mais complicada dentro de alguns meses.

Afinal de contas, a atualização 24H2 vai trazer algumas novidades que poderão mesmo deixar vários processadores de fora do esquema. Porém, não é preciso ficar muito preocupado, visto que tem de ter um computador mesmo muito antigo para sentir esta mudança.

Windows 11 vai ficar mais exigente. E agora?

windows 12, Windows nome impressoras

Portanto, não é novidade para ninguém que a tentativa da Microsoft de separar o trigo do joio no mundo dos computadores, foi imensamente criticada. Estamos a falar do quê? Do aumento dos requisitos técnicos que aconteceu na altura da chegada do Windows 11 ao mercado.

Estamos a falar do TPM, da falta de suporte a processadores com apenas 5 anos, aumento da exigência na memória RAM e armazenamento interno, entre muitas outras coisas. A Microsoft quis mais segurança, e níveis de performance um pouco mais elevados. Porém, isto significaria sempre deixar muitos e bons computadores para trás.

- Advertisement -

Claro que, a comunidade foi capaz de dar a volta à situação, ao contornar muitos dos sistemas que a Microsoft implementou com o seu mais recente Windows. Porém, se formos muito honestos, a verdade é que a Microsoft também não quis ir muito mais além, e deixou os utilizadores a fazer aquilo que eles mais gostam, que é desafiar “a lei”.

Porém, com a chegada da versão 24H2, isto vai mudar. Vão chegar algumas instruções específicas que muitos dos processadores mais antigos não suportam. Isto significa que vai existir uma incompatibilidade muito provavelmente impossível de ultrapassar.

De forma mais concreta, nos computadores que tenham processadores incapazes de suportar a instrução POPCNT (popularion count), o Windows 11 vai deixar de inicializar. Porém, vale a pena salientar que este “corte” de suporte não vai ser tão agressivo como foi aquele que a Microsoft tentou fazer na altura do lançamento do W11. Afinal de contas, o POPCNT é suportado desde 2006 no lado da AMD, e 2008 no lado da Intel.

Ou seja, apenas os processadores realmente antigos vão ficar para trás com a nova atualização.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.