Para além do Recall, a Microsoft está a trabalhar numa nova pesquisa do Windows baseada num índice semântico que poderá resolver os problemas do atual índice de pesquisa. O novo motor de pesquisa do Windows 11 poderá utilizar a IA para potenciar os resultados da pesquisa local e até procurar em ficheiros de áudio ou vídeo.
Windows 11 vai permitir pesquisar dentro de ficheiros áudio e vídeo
A funcionalidade Recall do Windows 11 foi um dos principais destaques dos PCs Microsoft Copilot+. No entanto, as coisas não correram como a empresa esperava. Após indignação devido a questões de privacidade e segurança, a Microsoft retirou o Windows Recall e prometeu trazê-lo de volta em outubro.
O pesquisador da Microsoft XenoPanther detectou recentemente referências a uma “Pesquisa inteligente de multimédia” no Windows 11 Build 27695. Ele contém várias referências a funções que apontam para novidades na IA que permitem pesquisar conteúdo dentro dos ficheiros de vídeo e áudio. Isto vai funcionar após o download dos modelos relevantes, o que tornará esse feito possível. Aparentemente, a funcionalidade começará por transcrever todos os ficheiros de vídeo/áudio do PC. Depois disso, vai poder realizar uma pesquisa baseada em conteúdo.
Por exemplo pode pesquisar palavras dentro de uma conversa de áudio para localizar uma determinada coisa que foi dita.
Pode até ir mais além e saber exatamente a data/hora exata em que a palavra aparece no ficheiro ou realçar a sua relevância na conversa.
Entretanto é possível que a pesquisa inteligente de multimédia esteja relacionada com a pesquisa semântica que a Microsoft anunciou no evento Copilot+. A vantagem desse índice é que pode interagir com ele usando linguagem natural.
Entretanto lembramos que os PCs Copilot+ têm o hardware necessário para executar modelos de IA localmente com 40 TOPS e NPUs superiores. Não esperamos que a função chegue aos PCs regulares com Windows 11 porque eles não têm o hardware necessário.