Windows 11 vai permitir pesquisar dentro de ficheiros áudio e vídeo

Para além do Recall, a Microsoft está a trabalhar numa nova pesquisa do Windows baseada num índice semântico que poderá resolver os problemas do atual índice de pesquisa. O novo motor de pesquisa do Windows 11 poderá utilizar a IA para potenciar os resultados da pesquisa local e até procurar em ficheiros de áudio ou vídeo.

Windows 11 vai permitir pesquisar dentro de ficheiros áudio e vídeo

A funcionalidade Recall do Windows 11 foi um dos principais destaques dos PCs Microsoft Copilot+. No entanto, as coisas não correram como a empresa esperava. Após indignação devido a questões de privacidade e segurança, a Microsoft retirou o Windows Recall e prometeu trazê-lo de volta em outubro.

O pesquisador da Microsoft XenoPanther detectou recentemente referências a uma “Pesquisa inteligente de multimédia” no Windows 11 Build 27695. Ele contém várias referências a funções que apontam para novidades na IA que permitem pesquisar conteúdo dentro dos ficheiros de vídeo e áudio. Isto vai funcionar após o download dos modelos relevantes, o que tornará esse feito possível. Aparentemente, a funcionalidade começará por transcrever todos os ficheiros de vídeo/áudio do PC. Depois disso, vai poder realizar uma pesquisa baseada em conteúdo.

windows 11 vai permitir pesquisar dentro de ficheiros áudio e vídeo
Fonte: WindowsLatest

Por exemplo pode pesquisar palavras dentro de uma conversa de áudio para localizar uma determinada coisa que foi dita.

Pode até ir mais além e saber exatamente a data/hora exata em que a palavra aparece no ficheiro ou realçar a sua relevância na conversa.

Entretanto é possível que a pesquisa inteligente de multimédia esteja relacionada com a pesquisa semântica que a Microsoft anunciou no evento Copilot+. A vantagem desse índice é que pode interagir com ele usando linguagem natural.

Entretanto lembramos que os PCs Copilot+ têm o hardware necessário para executar modelos de IA localmente com 40 TOPS e NPUs superiores. Não esperamos que a função chegue aos PCs regulares com Windows 11 porque eles não têm o hardware necessário.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também