Não há como evitar a gordura, a sujidade e o pó no seu MacBook. No entanto, desde que cumpra algumas regras básicas, pode limpar o seu portátil sem causar danos a longo prazo. Dito isto, há alguns pequenos truques que o podem ajudar a ter o seu MacBook sempre limpo e impecável.
Com estes truques é muito fácil limpar o seu Macbook
Mantenha os dedos afastados do ecrã
Isto pode parecer óbvio, mas resista à tentação de remover manchas de sujidade no ecrã com as mãos. Os seus dedos estão cobertos de gordura, que é transferida para o ecrã assim que lhe toca. Claro que se vai livrar daquele grão de pó, mas agora tem uma mancha feia.
Um pano macio, seco e sem fiapos (de preferência de microfibra) resolve o problema na maioria das vezes.
Eliminar a gordura do ecrã da forma correta
Se for demasiado tarde e já tiver gordura e sujidade seca em todo o ecrã, não entre em pânico. A Apple recomenda humedecer um pano macio e que não largue pêlos com água e depois limpar bem o ecrã. Infelizmente, muitas vezes isto apenas move a gordura e deixa o ecrã manchado.
Para remediar esta situação, limpe primeiro o ecrã com um pano húmido para soltar a sujidade e, em seguida, pegue num segundo pano seco e limpe as manchas que restarem. Evite utilizar qualquer coisa abrasiva no ecrã, incluindo produtos de limpeza à base de acetona (como limpa-vidros) ou álcool isopropílico. Certifique-se de que o pano está apenas húmido, em vez de estar também molhado.
Repita esse processo conforme necessário. Se não estiver a funcionar muito bem, considere substituir o pano (ou apenas lavá-lo). Deve lavar os panos de limpeza regularmente, uma vez que se tornam menos eficazes com o tempo, à medida que absorvem mais gordura.
Um pano húmido é suficiente para a maior parte da sujidade
O chassis de alumínio do MacBook é bastante resistente, pelo que não é necessário tomar conta dele tanto como do ecrã. Ao mesmo tempo, não deve ser necessário muito mais do que um pano húmido, macio e que não largue pêlos para limpar 95% da sujidade. Uma vez que está a limpar metal, pode aplicar um pouco mais de pressão em comparação com a limpeza de um ecrã.
Tal como acontece com o ecrã, um pano seco é ótimo para polir o alumínio até obter um acabamento suave quando terminar. Também pode desinfetar o MacBook com toalhetes de álcool isopropílico (ou spray, aplicado num pano) se precisar de lidar com sujidade mais persistente ou resíduos pegajosos
Limpe o teclado e bloqueie as teclas
Muitos teclados mecânicos anunciam teclas que são resistentes à gordura dos dedos e não ficam brilhantes com o tempo. A Apple não utiliza este sistema pelo que quanto mais vezes limpar o teclado, melhor.
Pode utilizar o mesmo pano húmido, macio e que não largue pêlos que utilizaria noutras partes do MacBook ou pode ser um pouco mais duro com alguns toalhetes desinfectantes (ou álcool isopropílico pulverizado num pano). As teclas do MacBook acabarão por ficar brilhantes com o tempo, mas um pouco de cuidado ajudará a adiar o inevitável.
A limpeza do teclado é muito mais fácil se bloquear primeiro as teclas com a aplicação gratuita KeyboardCleanTool. Desligar o MacBook não funciona necessariamente, uma vez que a entrada do teclado acorda o Mac.
Ventilação do MacBook
Se tiver um MacBook Pro com um sistema de arrefecimento ativo, encontrará aberturas de ventilação na extremidade esquerda e direita do ecrã, bem como no interior da dobradiça onde o MacBook abre e fecha. Os modelos MacBook Air são arrefecidos passivamente, pelo que não possuem aberturas de ventilação óbvias, uma vez que não existem ventoinhas para movimentar o ar.
Por vezes, os cotões e o pó podem ficar presos nestas aberturas. É uma boa ideia dar uma vista de olhos ocasionalmente nas aberturas e utilizar uma escova macia (ou mesmo uma pinça) para remover quaisquer detritos visíveis.
Evite utilizar um aspirador para esta tarefa, uma vez que a eletricidade estática pode danificar o Mac. O ar comprimido também pode danificar as ventoinhas devido à sua elevada velocidade. Se possível, evite soprar o pó para o interior do MacBook.
Limpar a porta MagSafe
Devido ao facto de o MagSafe utilizar ímanes para ligar (com aquele clique tão satisfatório), é fácil a porta ficar bloqueada com detritos. Por vezes, isto é suficiente para impedir que o carregador estabeleça uma ligação correta, o que impede o carregamento.
Os ímanes estão localizados no lado do MacBook, mas limpar o conetor e a porta é uma boa ideia. Os detritos devem sair com uma escova macia (como uma escova de dentes) ou um cotonete.