Windows 11 é oficial e vai encher de mimo os utilizadores finais

A nova geração do Windows a que muitos se referiam como Windows Sun Valley foi anunciada. Sem grandes surpresas, trata-se do Windows 11 conforme fomos referindo várias vezes na Leak. Durante o evento de apresentação, os responsáveis referiram que o Windows 11 que agora é oficial vai trazer novas funções para os clientes finais. Isto foi algo que também sempre referi. Com o novo Windows a Microsoft quer voltar a aproximar-se dos consumidores finais.

Windows 11 é oficial e vai encher de mimo os utilizadores finais

A versão insider será lançada em breve e chega com o novo menu iniciar e todas as funções que foram sendo apresentadas.

Menu Iniciar

O menu Iniciar foi dos primeiros a receber a renovação. Dito isto, vem com um visual novo que se assemelha ao Windows 10X, o sistema operativo da Microsoft para PCs de dois ecrãs como refere o site WindowsLatest.

Windows 11 oficial

Dito isto, o menu Iniciar será centrado, o que significa que deixará de encontrar o Menu Iniciar no canto inferior esquerdo por predefinição. No entanto, os utilizadores podem mudar para o alinhamento a partir da aplicação Definições, que também está a receber uma renovação.

Assim já não precisa de fazer o truque via registo que referimos no outro dia.

Entretanto os mosaicos ao vivo desapareceram. Isto é algo esperado. Entretanto o menu Iniciar utiliza um layout de grelha simplificado. A área superior do Menu Iniciar apresenta aplicações “fixadas”, enquanto a parte inferior substitui o Windows Timeline, removido do Windows 11.

O menu Iniciar pode agora mostrar assim ficheiros e aplicações recomendados a partir da sua conta Microsoft ou local. Entretanto as opções de energia estão agora localizadas no canto inferior direito e vêm com opções clássicas como desligar, hibernar ou reiniciar o sistema.

O design do menu Iniciar fica melhor se aplicar a cor de destaque e utilizar os novos papéis de parede da Microsoft. É possível que ainda mais funções sejam adicionadas ao Menu Iniciar. Isto quando o Windows 11 vir a luz do dia.

Definições renovadas

As Definições do Windows, que em tempos deveriam substituir o Painel de Controlo, estão a receber uma grande atualização com o lançamento do novo sistema operativo da Microsoft que chega no Outono.

A aplicação Definições agora reorganizada conta com um novo layout e ícones mais coloridos. A isto junta-se um novo menu de navegação no lado esquerdo. É semelhante ao Painel de Controlo. O menu de navegação irá ajudá-lo a aceder às Atualizações e Segurança, Personalização, Bluetooth e outras páginas das Definições.

A juntar-se a isto temos também um centro de acção redesenhado, barra de tarefas e outras interfaces.

Temos também cantos redondos em todo o lado, novos controlos de toque e gestos e um explorador de ficheiros atualizado.

Saiba que pode comprar o Windows 10 por 8 Euros e terá direito a este update. Mais informações aqui.

Assim o que acha destas novidades? Conte-nos tudo nos comentários.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!