Windows 11 fica quatro vezes mais rápido! Experimente já

A Microsoft tem estado a trabalhar em várias funções que vão tornar o Windows 11 ainda melhor. Por exemplo, um dos principais objetivos é garantir que tudo funciona com o maior desempenho possível. Ou seja, algo que faz toda a diferença. É por esse motivo que o Sun Valley 2, outrora conhecido como a versão 22H2 vai utilizar uma nova função de gestor de tarefas. O objetivo é suspender as apps que utilizam muitos recursos do sistema. O que é certo é que isto torna o Windows 11 quatro vezes mais rápido como explicamos mais abaixo. 

Windows 11 fica quatro vezes mais rápido! Experimente já

A nova função chama-se modo de eficiência ou modo Eco. Dito isto, consegue combater o gasto desnecessário de bateria por parte dos portáteis. Ao mesmo tempo ajuda a aumentar o desempenho. Isto porque suspende a utilização de processos que estejam a consumir muitos recursos. Até pode ser feito de forma manual. Basta escolhermos um determinado processo no gestor de tarefas e escolher modo de eficiência.

Windows 11 mais rápido
Imagem: WindowsLatest.com

Neste momento quando lançamos o gestor de tarefas temos uma visão geral das atividades e processos. É assim que acompanhamos o que se passa ao nível do processador, memória, disco e utilização de rede.

Se uma app ou processo estiver a atrasar o sistema damos um clique nele com o botão direito do rato e escolhemos a opção terminar tarefa para o fecharmos. O modo de eficiência ou o modo eco resolvi isto. Tudo porque limita os recursos que podem ser consumidos pelas aplicações.

Mas afinal qual é mesmo a diferença entre terminar uma tarefa ou utilizar o modo de eficiência? 

É simples. É que a opção terminar tarefa acaba logo com o processo. Já o modo de eficiência reduz a prioridade do processo para baixa. Assim não o mata e ele pode continuar a funcionar. No entanto, não vai criar problemas para o sistema operativo.

A Microsoft tem vindo a testar este modo de eficiência há um ano e concluiu que aumenta pelo menos quatro vezes o desempenho. 76% na redução dos recursos ocupados. Isto resulta numa melhor resposta.

Bem utilizado o modo de eficiência pode beneficiar todo o tipo de apps. Por exemplo, aplicações como o Microsoft Word são lançadas duas vezes mais rapidamente. O mesmo acontece com o Edge e outras apps.

Mas há mais. É que para além de garantir menos recursos ocupados e mais velocidade também aumenta a duração da bateria nos portáteis. É algo realmente importante.

Esta função já está disponível no Windows 11 Build 22557 e vai chegar a todos mais para o final do ano. Quem está registado como Windows Insider já pode experimentar esta novidade que vale realmente a pena.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.