A luz azul é algo que está presente em praticamente todos os equipamentos que têm ecrã e é por esse motivo que normalmente os sistemas operativos têm um modo que a permite cortar, inclusivamente o Windows 11. Isto é algo que devemos ativar em algumas ocasiões já que permite cortar muito do brilho que à noite nos pode tirar o sono. Vamos explicar-lhe qual a opção que corta isso e faz com que seja mais rápido adormecemos.
Windows 11: luz azul a tirar-lhe o sono? Resolva agora mesmo!
Para fazer esta alteração tem de ir às definições do Windows. Dito isto, pode aceder de várias maneiras. Ou através do menu Iniciar ou pesquisando Definições no Windows.
Depois dentro de sistema procure e dê um clique em Ecrã. Nessa altura carregue em Luz Noturna.
Agora é possível definir a intensidade da luz e também agendar a ativação. Isto é realmente importante. Tudo porque não temos de fazer nada manualmente para o sistema operativo chegar aquela hora e diminuir a luz azul.
Mas qual a melhor hora?
Isto tudo depende dos seus hábitos. Digamos que vai para a cama por volta das dez horas da noite e até lá costuma ficar no computador. Digamos que será boa ideia ativar este sistema duas horas antes. Portanto pode entrar em ação por volta das 20 ou das 19:30 até ao dia seguinte de manhã.
No Windows 11 é assim e no Windows 10 é praticamente a mesma coisa.
É verdade que na maioria das vezes não utilizamos estas funcionalidades. No entanto são mesmo muito úteis. Especialmente para quem tem problemas de sono. Todos os dispositivos eletrónicos acabam, sobretudo com ecrã, acabam por ter impacto naquilo que dormimos. Fazendo pequenos ajustes acabamos por conseguir descansar mais.
No mundo dos smartphones passa-se exatamente o mesmo. No caso dos smartphones da Samsung, por exemplo, podemos ativar o modo de dormir em que o ecrã até fica a preto e branco para nos fartarmos mais depressa de mexermos nele e irmos descansar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!