Android: vale a pena alterar as definições do ecrã?

Quando compramos um smartphone Android normalmente limitamo-nos a configurar alguns aspetos essenciais como associar a nossa conta Google ou instalarmos apps. No entanto há outras coisas a que podemos, ou melhor, devemos dar atenção. Uma das questões que nos colocam com frequência é se vale a pena alterar as definições de ecrã do smartphone Android ou nem devemos mexer nisso. A verdade é que se for para poupar bateria vale sem dúvida a pena!

Android: vale a pena alterar as definições do ecrã?

Uma das coisas que vale logo a pena fazer é tratar do brilho e mexermos na duração da luz de fundo do ecrã. Dito isto, pode parecer conveniente ter o seu brilho no máximo, especialmente quando estamos no exterior. No entanto isto tem um enorme impacto na bateria. Assim, sempre que possível, mantenha o brilho do ecrã no mínimo para poupar um pouco de energia.

- Publicidade -

Também pode ajustar as definições de luminosidade. Isto vai permitir escurecer o ecrã em ambientes de baixa luminosidade e iluminá-lo em ambientes de muita luz.

Entretanto em ecrãs OLED também é boa ideia passarmos a utilizar o dark mode.

Caso tenha um smartphone Samsung vá a definições. Depois escolha Visor. A seguir ative, caso não esteja, o brilho adaptativo ou então escureça o ecrã.

Android bateria gastar depressa, Android definições do ecrã

Outra das dicas é reduzir a duração de luz de fundo. Por defeito está nos 30 segundos. Alterar para 15 é boa ideia.

Android definições do ecrã

Mas há outra coisa que vale a pena fazer e falo em concreto da taxa de atualização.

Ter um ecrã de 90Hz, 120Hz, 144Hz ou 165Hz, é também algo que retira muito sumo à bateria dos nossos aparelhos. Desta forma, se por acaso sabe que vai estar longe do seu carregador durante muitas horas, é sempre boa ideia limitar o ‘refresh rate’ aos 60Hz. Para isto, vá às definições de ecrã e escolha a opção correta.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.