Se está a ter problemas desde que atualizou o Windows 11 com os últimos updates cumulativos, não está sozinho. Dito isto, apesar de a versão 22H2 do Windows 11 se encontrar ao virar da esquina a Microsoft continua a lançar atualizações para a versão 21H2. No entanto parece que nem tudo está a correr bem e as pessoas estão a queixar-se de problemas no login do Windows 11.
Windows 11: não consegue fazer login? Correção a caminho
O Windows 11 KB5016691, a mais recente atualização, pode retirar de facto o acesso ao ambiente de trabalho e impedir que os utilizadores acedam aos seus dispositivos.
Numa atualização no documento de suporte, a Microsoft confirmou silenciosamente este bug afeta dispositivos onde foi adicionada uma nova conta Microsoft. Esta falha no login normalmente acontece quando se reinicia o computador.
Este bug apenas afeta dispositivos com contas pessoais da Microsoft e não tem qualquer impacto nas empresas que usam contas de domínio do Ative Directory ou contas do Azure Ative Directory.
Entretanto para corrigir este problema só precisa esperar alguns minutos. Quando colocar a máquina inativa e o ecrã de bloqueio aparecer, deverá ser capaz de iniciar sessão como esperado.
Para lidar com esta situação a Microsoft começou a lançar um patch de emergência para resolver estes problemas de login no Windows 11. Entretanto pode demorar até 24 horas para que a atualização do lado do servidor se propague automaticamente para os dispositivos.
Outro problema conhecido diz respeito ao visualizador XPS. Dito isto esta aplicação não será capaz de abrir documentos XML (XPS) em alguns idiomas não ingleses. Ou seja, não nos afeta por cá, a menos que queiramos abrir documentos japoneses e chineses.
Resta-nos então esperar que a correção chegue rapidamente, sobretudo porque esta falha tem impacto na nossa produtividade. Como referi acima, deve levar cerca de 24 horas até chegar a todos. Por isso é só esperarmos mesmo mais um pouco.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!