Windows 11 22H2: a nova versão chega a 20 de Setembro!

Quem andava ansioso pela nova versão do Windows 11, a 22H2, tem bons motivos para ficar contente. Isto porque o site Windows Central descobriu que ele chega já a 20 de Setembro e as novidades são mesmo muitas. De facto, quem estava um pouco desiludido com o novo sistema operativo, até é provável que fique mais satisfeito. Assim vamos dizer-lhe tudo o que necessita de saber.

Windows 11 22H2: a nova versão chega a 20 de Setembro!

A Microsoft está a trabalhar arduamente na próxima grande versão do Windows. Na prática é a primeira grande atualização de funcionalidades do Windows 11. Dito isto, a versão 22H2 também é conhecida por Sun Valley 2. O ponto forte são novas funcionalidades, melhorias na interface e muito mais.

- Publicidade -

Lembro que o desenvolvimento da versão 22H2 começou pouco antes do Windows 11 estar finalizado e tem estado em testes. Agora tem quase luz verde para avançar.

Mas logo à partida o que podemos encontrar na nova versão?

Uma das primeiras novidades são pastas para aplicações no menu Iniciar. Entretanto uma função muito pedida vai estar finalmente disponível. Vamos poder definir a zona das apps fixadas no menu iniciar. Entretanto temos várias funções de acessibilidade, novos gestos e animações, uma nova app de gestão de tarefas, a possibilidade de arrastar tudo para a barra de tarefas, entre outras coisas mais pequenas. São exemplo disso os separadores no explorador de ficheiros, a integração com o OneDrive e muitas melhorias na Interface.

A interface

A interface vai receber muita atenção na versão 22H2 do Windows 11. Assim várias janelas estão a ser atualizadas com designs mais modernos e consistentes. Isto vai estar presente em coisas tão pequenas como o ajuste do volume e brilho. Entretanto a opção de não incomodar foi agora integrada no Centro de Notificação para facilitar o acesso a essa funcionalidade.

No menu Iniciar, a Microsoft adicionou várias funcionalidades que estavam presentes no Windows 10. São exemplo disso a capacidade de criar pastas de aplicações e ajustar o tamanho da área de aplicações fixadas. Agora, os utilizadores podem optar por ter uma linha extra de aplicações fixadas, ou reduzir a área para duas linhas.

A Barra de Tarefas também foi atualizada com a possibilidade se arrastar qualquer coisa para lá. Esta tem sido uma funcionalidade da Barra de Tarefas há anos, mas faltava na primeira versão do Windows 11.

windows

Há também uma nova funcionalidade chamada “Ações Sugeridas” que apresentará um pequeno menu de opções sempre que copiar uma data ou número de telefone.

Separadores no Explorador do Windows

Windows explorador de ficheiros, Windows 11 22h2 versão

Os separadores melhoraram e muito a experiência nos browsers. Os mais antigos lembram-se como era complicado por não termos nada disto. Lá tínhamos de ter vários browsers abertos. Agora é tudo muito mais fácil.

A chegada dos separadores ao Explorador de ficheiros vai dar muito jeito porque assim não vamos ter de abrir vários deles para acedermos a diferentes localizações. Ficamos com todas as localizações abertas e organizadas num só.

Windows 11 22h2 versão

Novo gestor de tarefas

Apesar das várias melhorias, o novo gestor de tarefas não é um redesenhar completo da app existente. Seja como for a página principal foi redesenhada e os separadores processos, desempenho e rede que normalmente estavam no topo da aplicação foram movidos para o lado. A razão é apenas a modernidade. De facto, muitas das aplicações atuais estão agora assim.

Windows 11 gestor de tarefas, Windows 11 22h2 versão

Como é possível ver-se nas capturas de ecrã abaixo, a janela do gestor de tarefas utiliza agora o novo design Mica. Na prática é uma componente estética que pretende criar alguma harmonia entre a janela de aplicações e o fundo do ambiente de trabalho. Assim existe logo à partida mais harmonia.

Entretanto este design não é propriamente uma transparência. Assim se tiver o gestor de tarefas aberto por cima de outra aplicação, não iremos ver o que está por baixo. Ou seja, as cores só se adaptam mesmo ao ambiente de trabalho.

Windows 11 22h2 versão

A outra grande mais valia é que estes efeitos gráficos não têm qualquer impacto no desempenho. Tudo isto porque a velocidade continua a ser uma prioridade para a Microsoft.

Mas para além de um novo layout de separadores e design a Microsoft moveu acções como criar uma nova tarefa, terminá-la e mais para o topo. Estas acções mudam quando alteramos entre separadores no gestor de tarefas.

Como saber se pode instalar a nova versão

A atualização deverá ser lançada em setembro de 2022. No entanto, a Microsoft vai disponibilizá-la gradualmente. Assim para a versão 22H2 terão prioridade os computadores com uma boa experiência de atualização. Após algumas semanas, a atualização ficará disponível para mais computadores e deverá chegar a todos nos primeiros meses de 2023.

Para verificar se o seu computador é compatível com o Windows 11 22H2, terá de utilizar o Registo do Windows.

Utilize a combinação de teclas Windows+R para surgir a caixa de execução. Aí escreva regedit e pressione Enter.

Windows 11 22H2 instalar

Na janela do editor de registo dirija-se a > HKEY_LOCAL_MACHINE > SOFTWARE > Microsoft > Windows NT > CurrentVersion > AppCompatFlags > TargetVersionUpgradeExperienceIndicators > NI22H2.

No painel do lado direito localize e abra a chave RedReason. Se o valor apresentado for None, o seu dispositivo pode executar o Windows 11 22H2. Caso seja qualquer outro valor, não é possível atualizar para a versão 22H2.

No caso de termos o valor None então não teremos grande dificuldade em mudar para a nova versão. Resta-nos agora esperar que a nova versão do Windows chegue a todos os utilizadores para percebermos ao certo tudo o que trás.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.