Windows 11: o pré-suporte para Linux é realmente fantástico!

O Windows 11 vem cheio de funcionalidades que fazem dele um sistema operativo muito completo. Uma das características é o pré-suporte para Linux, o que significa que é muito simples instalarmos a nossa distribuição favorita. Na realidade é tudo tão fácil como escrevermos wsl –install a partir da linha de comando. Claro que este suporte do Windows 11 para Linux abre muitas potencialidades.

Windows 11: o pré-suporte para Linux é realmente fantástico!

De facto e logo pelo motivo deste sistema suportar a renderização gráfica e som, podemos facilmente instalar apps gráficas de Linux que podem correr juntamente com as apps nativas do Windows 11.

O Windows 11 também adiciona suporte para a app Linux no Menu Iniciar, o que significa que se descobrirmos uma ferramenta muito boa que só está disponível para Linux podemos corrê-la sem grandes problemas.

De facto, isto até está demonstrado num vídeo muito interessante:

Windows 11 runs Graphical Linux Apps out of the box with WSLg

Esta excelente função chega numa altura em que o Windows 11 tem sido criticado devido a alguns bugs. Por exemplo, o novo explorador de ficheiros está a causar uma utilização extrema de memória. Como resultado disso, todo o computador sofre. Isto afeta inclusivamente o desempenho nos jogos causando perdas de performance.

As queixas estão a surgir em vários fóruns e também no Reddit e a causa parece estar mesmo no último update para o Explorador.

Windows 11 problema complicado

De facto, o processo listado como explorer.exe no gestor de tarefas está a levar a picos entre os 70 e os 99%. Entretanto e na maioria dos casos este processo está sempre ativo e a utilizar o processador ao máximo.

Escusado será dizer que isto acaba por ter também muito impacto na bateria dos portáteis. Especialmente sempre que abrimos o explorador de ficheiros.

Entretanto o que é mais irritante neste problema é que os Insiders reportaram-no antes do lançamento da versão final do Windows. Ainda assim ele manteve-se.

Seja como for a Microsoft já preparou uma correção para este problema. Dito isto, ela deve chegar na próxima semana, eventualmente na Patch Tuesday. De facto, esta correção até já está disponível. No entanto, é apenas para pessoas que estão registadas como insiders e subscreveram o canal Dev.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.