Windows 11: há uma má notícia se tem ficheiros de áudio antigos!

Se tem ficheiros de áudio antigos o Windows 11 pode significar uma má notícia. Isto porque poderá já não conseguir reproduzir música AC-3 em aplicações nativas do Windows. O Windows 11 24H2 não incluirá o famoso codec AC-3, também conhecido como Dolby Digital. No entanto, alguns dispositivos poderão ainda ter o codec antigo, se o fabricante o incluir. Esta alteração não afeta os leitores multimédia de terceiros.

Windows 11: há uma má notícia se tem ficheiros de áudio antigos!

Quando instala o Windows 11 24H2 e tenta reproduzir áudio antigo codificado no codec AC-3, o Media Player não o abre. Isto inclui o Media Player moderno do Windows 11 e outras aplicações incorporadas capazes de reproduzir áudio. Por defeito, o Windows 11 24H2 não incluirá mais o codec AC-3, comumente conhecido como Dolby Digital.

Como visto pela primeira vez pelo Windows Latest, a Microsoft confirmou essa mudança num documento de suporte publicado discretamente no início desta semana. O documento afirma que o Windows continuará a suportar codecs populares, como FLAC ou ALAC, mas o “codec AC-3 já não está incluído no Windows a partir da versão 24H2”.

ficheiros de áudio antigos

“Nas versões do Windows anteriores ao Windows 11, versão 24H2, o codec AC-3 está incluído”.

A Microsoft também confirmou que alguns dispositivos podem continuar a ser fornecidos com o codec AC-3, mas isso é apenas quando o fabricante opta por pré-instalá-lo. Por exemplo, se um OEM for um parceiro próximo da Dolby, pode pré-instalar um codec AC-3.

Quando o codec AC-3 é adicionado manualmente, pode continuar a reproduzir ficheiros codificados com o codec de áudio AC-3 (Dolby Digital) em aplicações nativas.

O codec AC-3 (Dolby Digital) foi lançado na década de 90 e está a ser gradualmente eliminado, pelo que esta não é uma medida surpreendente. Todas as plataformas de streaming e empresas de multimédia deixaram de utilizar o codec na codificação de novos ficheiros multimédia.

No entanto, poderá ainda encontrar alguns ficheiros muito antigos codificados no codec AC-3, uma vez que este codec já teve uma presença significativa no mercado do áudio.

Nesse caso, não poderá reproduzir o ficheiro de áudio utilizando as aplicações nativas do Windows 11, mas pode sempre optar por alternativas melhores, como um leitor de código aberto.

A Microsoft também esclareceu que não removerá o suporte para o codec AC-3 em versões mais antigas do Windows.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados