Windows 11: tem de experimentar isto na barra de tarefas!

A barra de tarefas foi uma das coisas mais controversas da Microsoft no que diz respeito ao Windows 11. Isto porque numa fase inicial perdeu muitas das funcionalidades a que estávamos habituados no Windows 10 e ainda não as recuperou. Agora as coisas estão melhores mas continuam a existir várias funcionalidades escondidas que quando utilizadas podem tornar tudo mais simples. Assim se tem o Windows 11 tem mesmo de experimentar isto na barra de tarefas.

Windows 11: tem de experimentar isto na barra de tarefas!

Colocar os ícones à esquerda

Várias pessoas ainda não sabem disto mas é possível alterar-se a disposição dos ícones na barra de tarefas. Assim se faz parte das pessoas que não gostam de ter os ícones centrados pode resolver esta questão com muita facilidade. Em primeiro lugar clique com o botão direito do rato por cima da barra de tarefas e escolha a opção definições da barra de tarefas. A seguir na janela que surgir clique em Comportamentos da barra de tarefas.

Windows 11 barra de tarefas

Agora na nova janela relativa à personalização clique à frente de alinhamento da barra de tarefas e escolha Esquerda em vez de centro. Deste modo ficará com uma aparência muito mais semelhante ao Windows 10.

Windows 11 barra de tarefas

- Advertisement -

Esconder a barra de tarefas

Muitas pessoas não querem ver a barra de tarefas quando não precisam dela. Isto até se torna útil em pessoas que utilizam o Windows em computadores portáteis que não têm uma grande dimensão de ecrã.

Dito isto, é possível esconder automaticamente a barra de tarefas quando não está a ser utilizada. Assim se formos novamente à secção onde colocámos os ícones à esquerda percebemos que logo abaixo está uma opção que diz Ocultar automaticamente a barra de tarefas. É só colocarmos um visto e ela será escondida até precisarmos dela.

Windows 11 barra de tarefas

Arrastar e largar ficheiros

Quando o Windows 11 foi lançado pela primeira vez, a barra de tarefas tinha em falta uma das funcionalidades mais úteis das versões anteriores. Felizmente, agora é possível arrastar e soltar ficheiros nas aplicações que estão na barra de tarefas.

De facto, funciona exatamente como pode imaginar. Imagine que descarregou uma imagem no Google Chrome e deseja usá-la no Photoshop. Pode simplesmente arrastar o ficheiro da página Downloads do Chrome para o ícone do Photoshop que está na barra de tarefas. Funciona da mesma forma para outras aplicações.

Tornar a barra maior ou mais pequena

Infelizmente não é muito fácil definir o tamanho da barra no Windows 11. Na versão anterior isto era muito mais simples. No entanto também não significa que seja impossível. Assim, a barra de tarefas do Windows 11 suporta três tamanhos diferentes. pequena, média e grande. O tamanho médio é o tamanho por defeito da barra de tarefas.

Ora se quer ícones mais pequenos pode usar o tamanho pequeno que tenta colocar as coisas mais ou menos como temos no Windows 10.

Windows 11 barra tarefas
Este é o tamanho pequeno da barra de tarefas

Para além disso pode também mudar o tamanho da barra de tarefas. No entanto, aqui, terá de mexer no registo como mostra a conta Albacore no Twitter. A ideia é alterar o valor TaskbarSi seguindo os passos abaixo:

Abra o editor de registo e navegue até ao seguinte caminho:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\ Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced\

Crie uma nova entrada DWORD chamada TaskbarSi.

Agora terá de alterar o valor DWORD para modificar o tamanho da barra de tarefas.

Dito isto, escolha 0 se preferir ter uma barra de tarefas pequena. Por outro lado escolha 1 se preferir ter uma barra média. Pode também escolher 2 se preferir ter uma barra larga.

Feche o editor de registo do Windows e reinicie o Explorador do Windows para ver as alterações.

Modificar o dispositivo de saída de áudio

Isto é algo que acaba por estar meio escondido e como tal nem todas as pessoas se apercebem de que isto é possível.

Para o fazer tem de dar um clique no ícone que representa um altifalante na barra de tarefas. Entretanto na janela que surgir clique por cima do símbolo assinalado pela seta abaixo.

Depois é só escolher o dispositivo que pretende que seja responsável pela saída de som.

Mudar a cor da barra de tarefas

Por defeito a barra de tarefas do Windows é branca. Quando passamos para o modo escuro passa a preto. No entanto é possível alterarmos para aquilo que quisermos.

Assim tudo o que tem de fazer é através das definições ir a Personalização e depois a Cores. Entretanto ative a opção Mostrar core de destaque no Iniciar e Barra de Tarefas. Isto depois de ter escolhido a cor pretendida, embora também o possa fazer a seguir.

Mudar o botão procurar

Em breve vai poder alterar o botão procurar. Isto para poder ter a barra de pesquisa, ou texto ou apenas o ícone. No entanto isto ainda não está disponível de forma generalizada. Assim se não quer esperar e pretende personalizar já a procura vamos explicar-lhe como o pode fazer.

O ViVeTool é uma ferramenta que permite fazer esta alteração com alguma facilidade e pode ser encontrada nesta página do GitHub. Atenção que para utilizar corretamente este programa, ele tem de ser extraído para o local certo, ou seja, a pasta System32.

Entretanto saiba que o ViVeTool é um programa seguro, mas é bom sabermos o que estamos a fazer antes de procedermos a alterações.

Comece por lançar uma janela de terminal com privilégios de administração.

Para isso vá ao menu Iniciar. Depois clique em todas as aplicações e quando encontrar a app terminal clique por cima com o botão direito do rato. Escolha Mais e depois Executar como Administrador.

A seguir introduza o seguinte código na janela do terminal:

vivetool /disable /id:39263329

Depois temos de reiniciar o computador. Atenção reiniciar e não desligar. Isto da primeira vez.

Depois vamos finalmente passar disto

Para isto

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.