A Microsoft actualizou discretamente a sua documentação de suporte para remover o código do Registo do Windows que lhe permitia instalar o Windows 11 em PCs com Windows 10 não suportados. Escusado será dizer que o Windows 11 tem requisitos de hardware mais rigorosos do que o Windows 10, pelo que não é recomendável atualizar a maior parte do hardware mais antigo, incluindo dispositivos concebidos a pensar no Windows 10.
O que se passa com a Microsoft e com o Windows 11 em PCs não suportados?
Resumidamente, para instalar o Windows 11, um PC tem de ter 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e DirectX 12 para gráficos. No entanto, a principal alteração é a exigência de TPM 2.0 (chip de segurança) e UEFI com SecureBoot.
A maioria dos dispositivos está a perder o suporte oficial do Windows 11 porque não têm hardware compatível com TPM 2.0. O Windows 11 também não suporta BIOS Legacy. Assim não tem outra opção senão mudar para UEFI com SecureBoot, o que requer muito esforço, especialmente se não estiver familiarizado com o conceito.
Desde o anúncio do Windows 11, a Microsoft tem recomendado aos utilizadores que não utilizem PCs não suportados. Ao mesmo tempo, o documento de suporte da Microsoft sempre ofereceu uma secção de instruções com passos para instalar o Windows 11 em PCs não suportados.
Tudo correu bem até à última semana de janeiro de 2025. Nessa altura a Microsoft actualizou discretamente o documento de suporte para remover o separador.
Microsoft não explicou, mas…
A Microsoft não quer explicar sua decisão, mas a empresa ainda ofereceu algumas explicações ao site WindowsLatest.
Assim um porta-voz da Microsoft confirmou que os requisitos do Windows 11 permanecem alterados e o truque ainda funciona, mas a empresa não o recomendará mais.
Mas e se já estiver a utilizar o Windows 11 num PC com Windows 10 não suportado que não cumpra os requisitos do TPM 2.0?
“Volte imediatamente para o Windows 10”, afirma a Microsoft sem qualquer tipo de explicação.
“Se instalou o Windows 11 num dispositivo que não cumpre os requisitos de sistema do Windows 11, a Microsoft recomenda que regresse imediatamente ao Windows 10.”
Embora a Microsoft já não recomende o bypass e tenha removido a secção da sua documentação, pode continuar a utilizar o Windows 11 em qualquer PC.
Como utilizar o Windows 11 num PC não suportado
Ainda pode seguir o guia oficial para instalar o sistema operacional em PCs mais antigos:
No Editor de Registo, aceda a HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup\MoSetup
Se a pasta MoSetup não existir, clique com o botão direito do rato na pasta Setup, crie uma nova chave e dê-lhe o nome de MoSetup.
Dentro de MoSetup, clique com o botão direito do rato no espaço vazio e selecione Novo → Valor DWORD (32 bits).
Dê-lhe o nome “AllowUpgradesWithUnsupportedTPMOrCPU”
Defina os dados do valor como 1 e clique em OK.
Uma fonte da Microsoft confirmou que nada mudou tecnicamente, e é por isso que a instrução oficial acima ainda funciona.