Microsoft não quer Windows 11 em PCs não suportados!

A Microsoft actualizou discretamente a sua documentação de suporte para remover o código do Registo do Windows que lhe permitia instalar o Windows 11 em PCs com Windows 10 não suportados. Escusado será dizer que o Windows 11 tem requisitos de hardware mais rigorosos do que o Windows 10, pelo que não é recomendável atualizar a maior parte do hardware mais antigo, incluindo dispositivos concebidos a pensar no Windows 10.

O que se passa com a Microsoft e com o Windows 11 em PCs não suportados? 

Resumidamente, para instalar o Windows 11, um PC tem de ter 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e DirectX 12 para gráficos. No entanto, a principal alteração é a exigência de TPM 2.0 (chip de segurança) e UEFI com SecureBoot.

A maioria dos dispositivos está a perder o suporte oficial do Windows 11 porque não têm hardware compatível com TPM 2.0. O Windows 11 também não suporta BIOS Legacy. Assim não tem outra opção senão mudar para UEFI com SecureBoot, o que requer muito esforço, especialmente se não estiver familiarizado com o conceito.

utilizadores do Windows em risco, Windows 11 popular, falha no windows serviços, erros do Windows 11

Desde o anúncio do Windows 11, a Microsoft tem recomendado aos utilizadores que não utilizem PCs não suportados. Ao mesmo tempo, o documento de suporte da Microsoft sempre ofereceu uma secção de instruções com passos para instalar o Windows 11 em PCs não suportados.

Tudo correu bem até à última semana de janeiro de 2025. Nessa altura a Microsoft actualizou discretamente o documento de suporte para remover o separador.

Microsoft não explicou, mas…

A Microsoft não quer explicar sua decisão, mas a empresa ainda ofereceu algumas explicações ao site WindowsLatest.

Assim um porta-voz da Microsoft confirmou que os requisitos do Windows 11 permanecem alterados e o truque ainda funciona, mas a empresa não o recomendará mais.

Mas e se já estiver a utilizar o Windows 11 num PC com Windows 10 não suportado que não cumpra os requisitos do TPM 2.0?

“Volte imediatamente para o Windows 10”, afirma a Microsoft sem qualquer tipo de explicação.

“Se instalou o Windows 11 num dispositivo que não cumpre os requisitos de sistema do Windows 11, a Microsoft recomenda que regresse imediatamente ao Windows 10.”

Meteorologia anúncios, Menu Iniciar Android, procura no Windows 11, menu iniciar do anúncios no menu Iniciar, Windows 11, Chrome Arm para Windows, windows ficheiros, aplicações portáteis, instalar o Windows 11 de Setembro 2023, chave antiga no Windows 11, Windows acabado de instalar, Barra lateral do Edge

Embora a Microsoft já não recomende o bypass e tenha removido a secção da sua documentação, pode continuar a utilizar o Windows 11 em qualquer PC.

Como utilizar o Windows 11 num PC não suportado

Ainda pode seguir o guia oficial para instalar o sistema operacional em PCs mais antigos:

No Editor de Registo, aceda a HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup\MoSetup

Se a pasta MoSetup não existir, clique com o botão direito do rato na pasta Setup, crie uma nova chave e dê-lhe o nome de MoSetup.

Dentro de MoSetup, clique com o botão direito do rato no espaço vazio e selecione Novo → Valor DWORD (32 bits).

Dê-lhe o nome “AllowUpgradesWithUnsupportedTPMOrCPU”

Defina os dados do valor como 1 e clique em OK.

Uma fonte da Microsoft confirmou que nada mudou tecnicamente, e é por isso que a instrução oficial acima ainda funciona.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...