Windows 11: como ativar e utilizar o restauro do sistema

Está cansado de enfrentar diferentes problemas no seu computador? Talvez os vírus tenham causado problemas, ou o Windows possa ter ficado muito mais lento ao longo do tempo, aparentemente sem qualquer motivo. Felizmente o Restauro do Sistema pode dar uma grande ajuda para resolver o seu problema no Windows 11.

Windows 11: como ativar e utilizar o restauro do sistema

Restauro do Sistema

O Restauro do Sistema funciona desfazendo quaisquer alterações e revertendo o seu computador para o último estado de funcionamento. Esta ferramenta tem como objetivo resolver problemas “voltando atrás”. Ou seja, até um ponto em que o erro não existia. É uma ótima forma de corrigir situações relacionadas com a corrupção de ficheiros ou reparar os danos causados por malware.

Windows 11 23H2

O Reset ao Windows, por outro lado, limpa todas as definições personalizadas e coloca tudo com as configurações por defeito. É muitas vezes a última solução quando nada mais funcionou.

O restauro do sistema cria imagens do seu PC com Windows sempre que é aplicada uma alteração em todo o sistema, seja no registo, nos controladores ou nos programas. Elas são chamadas de pontos de restauro. Se uma alteração der cabo da sua instalação pode voltar a colocar o Windows como estava até à data e hora do ponto de restauro. Isto é algo realmente muito simples.

Atenção que o Restauro do sistema não é propriamente uma ferramenta de backup. Assim não afeta os nossos ficheiros pessoais e dados. Assim diz apenas respeito a ficheiros de sistema como as configurações de registo, controladores e arranque.

Mas tudo isto não é automático?

Até ao Windows 8 era. No entanto, a partir do Windows 10 é necessário ativar esta função automaticamente. A funcionalidade encontra-se silenciosamente escondida no antigo Painel de Controlo, e no caso do Windows 11 não a encontrará na aplicação Definições renovada.

Como ativar

Em primeiro lugar temos de ir à pesquisa do Microsoft Windows e escrever Restauro. Depois do lado direito é só darmos um clique em Abrir.

Diferenças entre repor o Windows e Restauro do sistema

Entretanto vai surgir uma janela relativa às propriedades de sistema. Se vir que a proteção para o disco principal está desativada clique por cima dele e depois em configurar.

Diferenças entre repor o Windows e Restauro do sistema

Depois é só selecionar Ativar a proteção do sistema. A seguir clique em Aplicar e depois em OK.

Restaurar o computador

Para restaurar o computador para um determinado ponto é igualmente simples. Só temos de ir novamente à mesma secção e depois darmos um clique em Restauro do Sistema. A seguir temos de escolher um ponto de restauro e depois darmos um clique em Seguinte.

Se o seu problema não for resolvido, considere reverter o seu Windows para um ponto de restauro mais antigo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Os sinais que a centralina do seu carro está a falhar

A centralina é um componente crucial num automóvel, uma vez que atua como o cérebro que controla várias funções do motor. Funciona em conjunto...

Veja se o seu carro necessita de uma reparação da suspensão

O motor e a transmissão não são as únicas partes de um automóvel que necessitam de uma verificação de rotina. Por baixo de qualquer...

Veja tudo o que pode fazer com as portas USB da sua TV

Os televisores são bem diferentes dos aparelhos que estavam disponíveis noutros tempos. Para além da qualidade de imagem vêm carregados de opções de conetividade....

Atenção: esta é a conta de e-mail que tem de criar hoje!

Alguma vez se esqueceu da sua palavra-passe ou ficou bloqueado na sua conta de correio eletrónico? É uma situação muito frustrante. É por esse...

TV com um atraso de áudio? Faça isto para resolver!

Em algum momento da sua vida já deve ter tido um televisor com um atraso de áudio. Saberá que isto está a acontecer quando...

Como gerir melhor a bateria do seu automóvel elétrico

Embora possa parecer difícil a verdade é que não é assim tão complicado garantir que o seu automóvel elétrico mantém sempre uma boa autonomia...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados