Windows 10X: veja a revolução que vai chegar ao Windows 10!

A versão do Windows 10X que escapou para a Internet mostra que a Microsoft vai redesenhar o centro de acção, o menu iniciar e a barra de tarefas nos PCs com um único ecrã. Refiro isto porque no Windows 10X o centro de acção foi desenvolvido para se adaptar a todas as situações, incluindo dobráveis e tablets.

Windows 10X: veja a revolução que vai chegar ao Windows 10!

O centro de acção está realmente muito bom no Windows 10X. De facto, está tão bem feito que nos dá a sensação que o sistema atual de definições rápidas do Windows 10 está ultrapassado. No entanto, tecnicamente é baseado na mesma abordagem, mas com um design diferente.

Windows 10X vai

Como é possível ver-se no ecrã abaixo, continuamos a poder aceder às definições rápidas, como Bluetooth, Wi-Fi, Definições, Rede, Localização, entre outras.

Mas há mais novidades. O centro de acção consegue agora agrupar notificações e muito mais.

Entretanto a Microsoft também parece estar a testar um novo sistema de controlo multimédia que vai aparecer quando uma app está a reproduzir conteúdos áudio e vídeo.

Windows 10X vai

Entretanto pode continuar a utilizar o botão direito do rato para personalizar o Centro de Acção ou pode saltar para a app de definições. Por outro lado, existe um botão de limpar tudo no painel de notificações como refere o Windows Latest.

Existe entretanto outra alteração. Ao contrário do Windows 10, o centro de acção no Windows 10X também funciona como barra de tarefas. Isto significa que é nele que pode gerir as opções de energia e o perfil do utilizador.

Por outras palavras, a Microsoft removeu as opções de energia do sítio antigo e colocou-as no centro de acção.

Windows 10X vai

Será que este centro de acção vai chegar ao Windows 10?

Existe a possibilidade que o Windows 10 receba o centro de acção a partir do Windows 10X, eventualmente com o update 21H2.

Mas não é so no centro de acção. A Microsoft quer mudar todo o design do Windows 10 e isto é algo que deve chegar no final deste ano.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft Surface Duo: o smartphone que não faz falta no mercado

A Microsoft anunciou o primeiro smartphone dobrável em Outubro de 2019. No entanto ele só chegou às lojas quase um ano depois. Não se...

YouTube: finalmente já é possível descarregar vídeos no PC!

No Android e no iOS, o YouTube Premium permite armazenar conteúdos para serem visualizados offline. Entretanto a possibilidade de descarregar vídeos do YouTube está...

Windows 11: Microsoft acaba de deixar os utilizadores em pânico!

Há coisas que são difíceis de compreender. Como referimos outro dia na Leak, a Microsoft lançou uma nova versão do PC Health Check Tool....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!