Windows 10: melhore agora mesmo a segurança e a velocidade!

Daqui a algum tempo muitos utilizadores já terão migrado para o Windows 11. No entanto, pelos requisitos pedidos ou por uma questão de gosto há vários utilizadores que ficam pelo Windows 10. Assim e para tirarmos o máximo partido deste sistema operativo vale a pena fazer cinco alterações que se podem revelar muito úteis. É que se o fizermos vamos poder melhorar a segurança e a velocidade do Windows 10. O melhor de tudo é que isto é feito em minutos!

Windows 10: melhore agora mesmo a segurança e a velocidade!

Otimização de entrega

Uma das funções adicionada ao Windows 10 foi a otimização de entrega. Na prática deixa-nos descarregar atualizações através de outros computadores que estão a correr o mesmo sistema operativo. A questão é que o nosso próprio computador também passa a ser utilizado para isto.

Esta novidade está sempre ativada por defeito mas pode ser desligada. Para isso basta irmos a definições, atualizações e segurança e do lado esquerdo escolhermos a opção otimização da entrega. Depois abaixo de Permitir a transferência a partir de outros PCs basta desativarmos a opção. Ou seja passar o botão de ligado para desligado.

Windows 10 segurança

Notificações que incomodam: desative agora o que não necessita no Windows 10

O centro de ação do Windows 10 é onde surgem todas as notificações relacionadas com aplicações, reminders e os programas que foram instalados recentemente. Quando não são muitas menos mal mas quando são torna-se complicado.

Ora é possível controlarmos tudo o que se passa ao nível das notificações para não haver problemas.

Assim temos de ir a definições, sistema e do lado esquerdo temos de dar um clique em Notificações e ações. Depois do lado direito podemos desativar algumas notificações que não fazem tanta falta. Por exemplo, Mostrar a experiência de boas vindas ao Windows ou receber truques, dicas e sugestões sobre como utilizar o Windows.

Windows 10 segurança

Publicidade dirigida que pode revelar informações sobre si

A Microsoft, por vezes, utiliza o menu Iniciar para anunciar algumas aplicações. É por esse motivo que algumas vezes lá vemos algumas que nunca descarregámos. Seja como for é fácil remover.

Assim temos de ir a definições, personalização, início e depois é só desativarmos a opção Apresentar sugestões ocasionais em início.

Windows 10 segurança

Por uma questão de privacidade talvez não seja má ideia desativar a publicidade dirigida a si no Windows 10. Ou seja, aquela mostrada porque sabe o que procura e está associada à sua conta. Para isso tem de ir a definições, privacidade, geral e do lado direito desativar a primeira opção, ou seja, permite que as aplicações utilizem o ID de publicidade…

Windows 10 segurança

Desativar aplicações em segundo plano

O Windows 10 tem muitas aplicações nativas a correrem em segundo plano. Muitas delas não são necessárias. Assim será boa ideia desativá-las. Para esse efeito vá ao menu Iniciar e escolha opção definições.

Windows 10 segurança

Agora carregue em privacidade.

Windows 10 segurança

Agora na nova janela e do lado esquerdo deslize até encontrar a opção aplicações em segundo plano. Aí pode desativar o que achar que está a mais. No entanto cuidado para não desativar coisas demais. Por exemplo, o Alarmes e Relógio é importante para algumas funções. Ainda assim, pode desativar, por exemplo, o XBOX Game Bar se não precisa, o visualizador 3D ou a Cortana. Pode experimentar. Atenção que se algo não estiver depois a funcionar bem, basta voltar aqui e ativar a execução em segundo plano.

Windows 10 segurança

Desativar a sincronização automática de pesquisa

Isto vem ativado por defeito mas muitas pessoas não querem que este tipo de informações se sincronizem entre todos os dispositivos. Tudo a pensar na privacidade e no perigo de um equipamento cair nas mãos erradas. Se também não gosta desta função não se preocupe porque é fácil desativar.

Basta ir a definições, contas e depois desativar o que pretende que não seja sincronizado na opção sincronizar as suas definições.

Windows 10 segurança

E pronto com estas dicas fica com o PC mais rápido, mas também mais seguro.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Últimos artigos

Gosta de Vikings na Netflix? Nem sabe a novidade que temos!

É inegável o facto de que Vikings foi talvez um dos projetos de maior sucesso já disponíveis na Netflix até aos dias de hoje....

Nova série da Netflix vai ter um dos melhores atores de Hollywood!

Se existe algo que a Netflix faz e que os fãs adoram verdadeiramente, isso é sem dúvida nenhuma algumas adaptações de filmes e série...

Ator confirmou e vem aí terceiro filme! Mas de qual estamos a falar?

Costuma-se dizer que quando mais antigos são os filmes, melhor acaba por ser o conteúdo. E a verdade, é que até existe muito sentido...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!