Windows 10 vai receber uma pasta secreta! Veja para que serve

O Windows 10 tem estado sempre a receber novidades. Afinal de contas quantas mais melhor, em especial se não encravarem nada como acontece por vezes com alguns updates. Ora a mais recente novidade é uma pasta secreta no Windows 10 chamada OEMDRIVERS. Na prática serve para guardar os controladores de terceiros.

Windows 10 acaba de receber uma pasta secreta para os drivers

Desde que o Windows Vista chegou ao mercado que o sistema operativo incluía uma pasta chamada DriverStore que era utilizada para guardar drivers validados para o sistema operativo. Dito isto, para evitar a alteração de quaisquer controladores, o Windows apenas permitia a instalação através desta pasta.

Windows 10 pasta secreta

Nas versões atuais do Windows todos os drivers, validados ou não, são guardados em conjunto na DriverStore. No entanto, para segurança de todos isto vai mudar.

A novidade foi descoberta pelo Albacore que anda sempre à caça de novidades escondidas no código do Windows. Esta funcionalidade já está presente na versão preview do Windows 10 21H2 build 21343. Assim cria uma pasta dedicada para drivers de outros fabricantes, que não os assinados pela Microsoft.

Windows 10 pasta secreta

A função chama-se Writeable_DriverStore e quando ativada faz com que o Windows 10 migre todos os drivers de terceiros para esta pasta OEMDRIVERS. Isto acontece quando a nova versão do Windows chegar conforme refere o site Bleeping Computer.

A pasta está localizada dentro de C:\Windows\OEMDRIVERS em vez de C\Windows\System32 onde está a pasta atual.

É verdade que isto não tem um benefício imediato para os utilizadores. Mas em termos de segurança é bom. Tudo porque vai tirar ficheiros de terceiros da crítica pasta C:\Windows\System32. A ideia sempre foi armazenar-se aqui apenas os ficheiros seguros.

De facto a Microsoft está a trabalhar no novo Windows que chega na segunda metade do ano. Dito isto, as melhorias não serão apenas estéticas, mas também estarão presentes no interior.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também