Windows 10: instale o explorador de ficheiros do Windows 3.0!

Eu por acaso sou destas coisas dos revivalismos. Gostava muito do tempo quando o DOS e o Windows ainda eram coisas separadas e vivíamos muito felizes. Estou velho, eu sei, mas realmente achava piada aos tempos em que a linha de comando era obrigatória se queríamos jogar ou fazer outra coisa qualquer no PC. Até tinhamos programas que duplicavam a capacidade do disco. Tudo isto para vos dizer que agora já podem utilizar o explorador de ficheiros do Windows 3.0 no Windows 10, nem que seja para experimentarem.

Windows 10: instale o explorador de ficheiros do Windows 3.0!

Este explorador de ficheiros chegou originalmente com o Windows 3.0 em 1990. Agora chegou ao Windows 10 e está disponível gratuitamente.

Windows explorador ficheiros

O nascimento do Explorador de Ficheiros

Em versões do Windows anteriores ao Windows 95 era necessário usarmos uma aplicação especial para copiar, mover e apagar ficheiros dentro do Windows. No Windows 3.0, 3.1 e por aí fora chama-se Explorador de Ficheiros ou em inglês File Manager.

A interface do explorador de ficheiros moderno é praticamente igual à da versão antiga. Assim também pode organizar ficheiros com botões que existem na barra de ferramentas, gerir drives e pastas e até formatar discos. No entanto, destaca-se por suportar Windows 64-bit, nomes de ficheiros longos e outras novidades como refere o site How To Geek.

Windows explorador ficheiros

Como obter o File Explorer clássico

A Microsoft mantém o Explorador de Ficheiros clássico como um projeto open-source sob uma licença MIT no GitHub. Assim pode descarregá-lo como um ficheiro único. Para além disso está disponível gratuitamente na Microsoft Store. Está disponível como Winfile.exe.

Windows explorador ficheiros

Entretanto só precisa de o executar e vai sentir que está novamente em 1990.

Numa altura em que o Retro está tão na moda, não me admiro que haja pessoas que depois de o experimentarem até achem piada. Mesmo que nunca o tenham visto na vida.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também