Windows 10 de 32 bits está finalmente obsoleto!

A Microsoft decidiu finalmente não disponibilizar mais versões de 32 bits do seu Windows 10 aos parceiros OEM para instalação em PCs novos. Ou seja, isto significa que a partir de agora, as fabricantes irão incluir sempre versões de 64 bits em todas as máquinas lançadas para o mercado. Ainda assim, as versões de 32 bits vão continuar a receber todas as atualizações a que têm direito.

O Windows 10 de 32 bits está finalmente obsoleto! Vai deixar de ser incluído em PCs novos

Windows 10 32 bits

Portanto, esta mudança começa já a partir da atualização de Maio de 2020 (v.2004), com a própria empresa a dizer:

“A partir do Windows 10 versão 2004, todos os novos sistemas baseados em Windows deverão chegar ao mercado com compilações de 64 bits. A Microsoft não vai lançar mais compilações de 32 bits para distribuição OEM. A mudança não afeta os sistemas de clientes de 32 bits comprados anteriormente a esta medida. A Microsoft vai continuar a fornecer atualizações de funcionalidades e segurança nestes aparelhos.”

Apesar desta decisão, a Microsoft promete disponibilizar versões ISO de versões mais recentes para instalação do Windows 10 de 32 bits, mas apenas em canais não-OEM.

Na verdade, já não são muitos os utilizadores com uma versão de 32 bits do Windows 10. Ao fim ao cabo, apesar de não existir uma quantificação super fiável, a Pesquisa de Software e Hardware da Steam refere que apenas 0.2% dos utilizadores tem um sistema operativo de 32 bits instalado. Muito curiosamente, até a NVIDIA decidiu acabar com o desenvolvimento de drivers de 32 bits no ano passado.

Ou seja, parece que os 32 bits estão mesmo a morrer uma lente e agonizante morte. E ainda bem que assim é. Visto que esta decisão da Microsoft também vai matar a piada do “Como é que instalo o Windows de 64 bits? Fácil, instala a versão de 32 bits duas vezes.” 😛

Curiosamente, a Apple foi uma das primeiras a acabar com o suporte a 32 bits!

Caso não saiba, o iOS 11 de 2017 já chegou ao mercado sem qualquer suporte a apps de 32 bits, e o mesmo também já acontece no macOS Catalina que já chegou ao mercado no ano passado.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Conta Google: se receber este aviso pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

Enganou-se? Anule agora mesmo um envio no Gmail!

Já aconteceu a todos enviarmos uma mensagem e depois arrependermo-nos. Isto porque dissemos o que não queríamos ou porque no segundo a seguir verificámos...

Windows 11: a versão final já está na Internet e pode descarregar!

A Microsoft anunciou que os Windows Insiders no canal Release Preview já podem deitar a mão ao novo sistema operativo. Isto é realmente importante...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!