Windows 10: as atualizações vão mudar para sempre!

Segundo diversas fontes, a Microsoft está a preparar uma novidade de fundo nas atualizações do Windows 10. Na prática, vão passar a chegar apenas uma vez por ano. A razão para isto é simples. Acelerar o desenvolvimento do Windows 10X.

Windows 10: as atualizações vão mudar para sempre!

A Microsoft já terminou e lançou o Windows 10 versão 2004, a primeira grande atualização do ano. O próximo é o Windows 10 versão 20H2, que se diz ser uma atualização mais pequena em dimensão, mas virá com algumas melhorias interessantes, incluindo o novo Menu Iniciar e outros ajustes.

No ano passado, a Microsoft mudou para uma fórmula de lançamento “maior-menor” no caso do Windows 10 e a atualização de outono foi convertida numa versão semelhante ao service pack para se concentrar em correções de bugs e melhorias de desempenho.

Windows, Problema no Windows 10 com, Windows 10 problemas updates, atualizações emergência

Entretanto, a Microsoft confirmou que vai voltar a repetir isto para os updates do Windows 10 deste ano.

Atualmente, as atualizações são lançadas na primavera e no outono. O primeiro conjunto do ano é lançado entre abril e maio, enquanto a segunda atualização sai entre outubro e novembro.

O plano da Microsoft de mudar para uma única atualização anual no Windows 10 vai libertar os engenheiros para trabalharem no Windows 10X, um sistema operativo leve e para hardware mais económico.

Essa mudança no cronograma de atualizações também deve permitir que a Microsoft prepare o novo sistema operativo para hardware com dois ecrãs que chega em 2022.

O impacto prático é simples.

O Windows 10 pode não ter direito a uma atualização no primeiro semestre de 2021. Como resultado, o novo Menu Iniciar e outras funcionalidades que iriam chegar no update Windows 10 21H1 foram migrados para a atualização de outono deste ano.

Entretanto com a Build 19042.421 para o Windows 10 versão 20H2, a Microsoft já vai introduzir muitas novidades na interface. Isto para além da integração do Edge no Alt-Tab, um novo menu Iniciar, melhorias na barra de tarefas e várias correções de bugs.

Então se tudo isto se confirmar as coisas ficarão um pouco diferentes ao nível dos updates.

Dito isto, a versão do Windows 20H2 com o novo menu iniciar e outros tweaks chega em Outubro/Novembro de 2020. Já o Windows 10X para dispositivos do estilo Chromebook chega na Primavera de 2021. O Windows 10X não será lançado como um update para os equipamentos mais tradicionais. Por fim, a versão 21H1/21H2 do Windows 10 chega em Outubro ou Novembro de 2021.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

iOS 15 e iPadOS 15: estas são as melhores funcionalidades!

Chegou o iOS 15 e o iPadOS 15 o que significa que este acaba por se tornar num dia cheio para os fãs da...

Polémica na Netflix! Série indicada aos Emmys afinal não presta?

Muito recentemente, falámos aqui acerca dos Emmys e como nos últimos anos a Netflix tem dominado quase por completo estes prémios. No entanto, este...

Windows 11: Microsoft pode voltar atrás para calar os utilizadores

Sempre que chega ao mercado um novo sistema operativo vem carregado de modificações e nem todas as pessoas se conseguem habituar da melhor forma....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!