A Microsoft anunciou hoje que irá lançar um programa de atualização de segurança alargada para o Windows 10 quando o sistema operativo chegar ao fim do suporte em outubro de 2025. À semelhança do programa ESU do Windows 7, a Microsoft continuará a suportar o sistema operativo durante três anos após a data limite de 2025 para os clientes que estejam dispostos a pagar por isso. Ou seja, pode ficar com o Windows 10 completamente seguro até 2028!
Pode ficar com o Windows 10 até 2028 se pagar para isso!
Anteriormente, o programa ESU destinava-se aos clientes comerciais da Microsoft. No entanto, pela primeira vez, a empresa está a abrir o programa a todos. Isso significa que as pessoas que usam o Windows 10 nas suas máquinas pessoais poderão pagar pelo suporte contínuo além de outubro de 2025 se não quiserem atualizar para o Windows 11.
A empresa ainda não revelou informações sobre preços. No entanto um documento de suporte publicado hoje diz que tanto os consumidores individuais quanto as organizações poderão inscrever-se para uma assinatura que será cobrada anualmente.
“Se for um consumidor individual ou uma organização que opte por continuar a utilizar o Windows 10 após o fim do suporte a 14 de outubro de 2025, terá a opção de inscrever o seu PC no programa pago de Atualizações de Segurança Alargadas (ESU). O programa ESU permite que os PCs continuem a receber atualizações de segurança Críticas e Importantes. Isto através de um serviço de subscrição anual após o fim do suporte. Mais detalhes, incluindo os preços, chegam numa data posterior. O programa ESU oferece a consumidores individuais e organizações de todos os tamanhos a opção de estender o uso de PCs com Windows 10. Isto após o fim da data de suporte de uma maneira mais segura”.
Entretanto a Microsoft diz que continua comprometida com o fim da data de suporte para o Windows 10. Isto sem planos de estendê-lo além da data atual de 14 de outubro de 2025. Ou seja, os utilizadores do Windows 10 terão de pagar por actualizações de segurança mensais. Isto a partir de novembro de 2025. Ou então arriscar a exposição a vulnerabilidades e erros não corrigidos descobertos após o fim do suporte.
Como é bem referido pela Microsoft, o programa ESU é apenas para atualizações de segurança.
Isto significa que a Microsoft não fornecerá novas funções para o Windows 10 após outubro de 2025.
Naturalmente, os utilizadores não serão forçados a pagar por esta subscrição. O Windows 10 continuará a funcionar normalmente para além de outubro de 2025, apenas não receberá mais actualizações de segurança.