Veja o novo sistema de inteligência artificial a funcionar no Chrome!

A Google parece disposta a trazer a IA para todos os seus produtos, e as novas versões do Chrome não são exceção. A empresa tem trabalhado em algumas funcionalidades alimentadas por IA nos últimos meses, incluindo a organização automática de separadores e uma opção “Compor” para escrever texto para si. Na última versão do Chrome Canary, foram revelados muitos mais detalhes sobre esta última funcionalidade. Assim veja o novo sistema de inteligência artificial a funcionar no Chrome!

Veja o novo sistema de inteligência artificial a funcionar no Chrome!

Embora o Google chame internamente Compor à nova função de geração de texto no Chrome, ele será oficialmente chamado de ‘Ajuda-me a escrever’. Isto assim que chegar às pessoas conforme detectado pelo 9to5Google e pelo especialista em Chrome Leopeva64 no X (antigo Twitter). Este é o mesmo nome que o Google usa para a escrita melhorada por IA em muitos outros produtos. Como parte do lançamento do Chrome Canary 122, a última versão em desenvolvimento do browser, a publicação aponta para uma entrada do Chromium Gerrit que revela alguns pormenores sobre a função.

Leopeva64 foi capaz de ativar a interface desta nova função no Chrome 122, mesmo que ainda não esteja funcional. Ao usar a função, o botão ‘Ajude-me a escrever’ aparece a flutuar acima do conteúdo do texto. Estará acessível através do pop-up de preenchimento automático do Chrome ou através de uma entrada de menu do botão direito do rato. Para refinar ainda mais o texto gerado, a Google também analisará o conteúdo da própria página, em vez de se basear apenas no seu pedido, conforme explicado num dos pop-ups detectados por Leopeva64.

Juntamente com a nova interface “Ajuda-me a escrever”, a Google continua a trabalhar no painel de definições de IA do Chrome. Em vez de chamá-lo de Avançado, como na versão anterior, a empresa está mudando para um nome de IA Experimental mais adequado. As entradas dentro dele agora também fazem referência parcial à IA, com a opção superior a dizer “Experimente as funções experimentais de IA”. Há também um aviso de que “essas funções usam IA, estão em desenvolvimento inicial e nem sempre vão acertar”.

Com a Google a trabalhar nestas funcionalidades como parte do Chrome 122, é provável que não entrem em funcionamento antes de fevereiro de 2024, se não mais tarde do que isso.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.