Como parte do trabalho contínuo da empresa para reduzir a sua dependência da China, a Apple terá dito aos fornecedores que tem preferência por baterias para o iPhone 16 fabricadas na Índia. Mas qual as principais razões para isto?
Apple quer produzir as baterias para o iPhone 16 na Índia
Assim pediu-se a um fornecedor de baterias que já fabrica na Índia que aumentasse a produção no país. Entretanto os fornecedores chineses foram “convidados” a estabelecer fábricas de baterias no país.
A excessiva dependência da Apple em relação à China
A decisão de transferir a maior parte das operações de fabrico da Apple para a China foi originalmente tomada pelo cofundador da empresa, Steve Jobs. Já a criação de uma cadeia de abastecimento fortemente integrada no país foi amplamente considerada uma das maiores realizações de Tim Cook quando era COO.
Na altura, a estratégia fazia todo o sentido. Assim foi fundamental para o sucesso da Apple. Desde então, no entanto, muita coisa mudou. Como há muito se fala, a dependência da Apple em relação à China passou de um dos seus maiores pontos fortes para, sem dúvida, o seu maior ponto fraco. Isto por três razões.
Estar demasiado dependente de um só país é um risco estratégico
Por exemplo, a pandemia de COVID-19 teve origem na China e teve um enorme impacto na capacidade de produção. Qualquer coisa, desde uma catástrofe natural a uma convulsão política, pode perturbar as operações num único país. Assim faz sentido ter uma gama diversificada de centros de fabrico em todo o mundo.
Em segundo lugar, as relações entre os Estados Unidos e a China não são fáceis. A guerra comercial iniciada pela anterior administração dos EUA foi um ponto particularmente baixo. No entanto as tensões contínuas significam que existe sempre um risco de perturbações no comércio entre os dois países.
Em terceiro lugar, é cada vez mais prejudicial para a reputação da Apple a associação tão grande a um país que tem um registo de direitos humanos cada vez pior. Isto especialmente quando o fabricante do iPhone não tem outra opção senão cumprir as leis locais, por mais que estas entrem em conflito com os valores da própria empresa.