O WhatsApp permite agora juntar até 32 participantes nas chamadas de voz em grupo. Isto é mais um passo para as funcionalidades de comunidades do WhatsApp. Lembro que o WhatsApp aumentou pela última vez o limite de participação de chamadas de grupo em 2020. Outras funcionalidades que estão alegadamente em desenvolvimento ou na fase de testes beta incluem uma nova visão das legendas quando se envia um conteúdo multimédia, a capacidade de incluir mais destinatários dentro de chat, um sticker de localização redesenhado, uma opção para guardar mensagens desaparecidas, mais emojis para reações de mensagens e configurações avançadas para gerir as suas definições de privacidade.
WhatsApp tem uma novidade nas chamadas de voz em grupo
Os utilizadores poderão agora adicionar até 32 participantes durante chamadas de voz no WhatsApp, como se pode ver na lista de alterações da App Store, bem como na página de perguntas frequentes do Android e iPhone no site do WhatsApp. Para aceder à mais recente funcionalidade, os utilizadores terão de atualizar para a versão mais recente do WhatsApp nos seus dispositivos, ou seja, v22.8.80 no iPhone e v222.9.73 no Android.
De acordo com a lista de alterações do WhatsApp v22.8.80 referente ao iPhone na App Store, a atualização nas chamadas de voz em grupo tem também algumas alterações visuais. Pequenos detalhes. Entretanto a lista de alterações também detalha um design atualizado nas bolhas de mensagens de voz e ecrãs de informação para contactos e grupos, além de outras pequenas melhorias. Ou seja, tudo boas razões para se atualizar.
Entretanto e do outro lado da barricada um dos maiores concorrentes do WhatsApp, o Telegram, não tem limite para o número de participantes numa chamada de voz em grupo.
No entanto nem tudo são boas notícias. Pelo menos para alguns. É que no caso do WhatsApp há uma função que pode ter de se começar a pagar. Escusado será dizer que isto poderá ter um impacto muito negativo na utilização desta plataforma.
WhatsApp: há casos em que vai ter de começar a pagar!
Em princípio esta regra não será aplicada a todos. No entanto, as pessoas que utilizam, para já, a versão business parece que não vão escapar a isto. A Meta já tem uma versão dedicada a esta área, que inclui mais funcionalidades e ferramentas relevantes para as empresas. No entanto, ainda não cobra aos utilizadores por estes serviços. Ainda assim, isto poderá estar a mudar numa futura atualização. De acordo com novas informações, o WhatsApp Business pode estar a preparar um serviço de subscrição para quem pretenda ligar mais de quatro dispositivos a uma única conta. Esta função descoberta pelo site WABetaInfo ainda está em desenvolvimento, mas já se sabe algumas coisas.
Poe exemplo, neste momento quem ligar mais de quatro dispositivos ao WhatsApp poderá ter de começar a pagar. Isto tratando-se de uma única conta. Aliás é a propósito disto que esta empresa já está a trabalhar num novo ecrã de dispositivos ligados. No entanto, as informações ainda são vagas.
O site WABetaInfo apenas revela pistas sobre o potencial serviço de subscrição. Não partilha informações sobre o preço, disponibilidade ou outras funcionalidades exclusivas que possa incluir.
Uma coisa é certa. Se isto resultar e sobretudo começar a ser lucrativo, então é muito provável que outras plataformas adotem o mesmo sistema e até o alarguem para os utilizadores habituais. Por exemplo, quem tiver mais do que dois equipamentos, começar a pagar uma fee. Se vai para a frente só o tempo o dirá.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!