WhatsApp ganha mais segurança mas para já só no iOS

O WhatsApp é uma das aplicações de mensagens mais utilizadas de sempre. É por esse motivo que é tão importante garantir a privacidade dos utilizadores. É que ninguém gosta de ter as suas conversas a circularem por aí. A propósito disto foi adicionada uma novidade que torna o acesso físico às mensagens mais complicado no iOS.

A novidade já está presente no WhatsApp. Mas para já só no iOS. Na prática os utilizadores podem proteger o acesso às suas conversas através do FaceID ou do TouchID.

no iOS

Para ativar esta funcionalidade navegue até definições e posteriormente a conta. A opção para ativar o bloqueio do ecrã está dentro da secção privacidade. Atenção que se ativar esta funcionalidade, deve também definir as notificações do smartphone para esconderem conteúdo sensível. É que caso contrário será possível continuar a atender chamadas do WhatsApp sem ser necessário qualquer tipo de autenticação biométrica.

Para já, o Screen Lock é uma funcionalidade que abrange a totalidade da aplicação.

Com isto queremos dizer que não é possível aplicar este sistema apenas a mensagens selecionadas. Para além disso, para já, esta novidade encontra-se restrita à versão para iOS.

No entanto, deverá surgir em breve uma versão equivalente no Android. 

Esta autenticação biométrica só estará disponível nos dispositivos que correm a versão 6.0 do sistema operativo Android e superiores.

Entretanto esta não é a única novidade que chegou ao WhatsApp. É que para limitar rumores e notícias falsas, os utilizadores só vão poder reencaminhar mensagens até ao máximo de cinco pessoas ou grupos. Claro que isto não é a bala mágica para resolver tudo. No entanto, em teoria, deve atrasar o processo das partilhas.

De facto, as notícias falsas começam a ser um enorme problema na Internet. É cada vez mais comum depararmo-nos com as mortes falsas de algumas estrelas da música, cinema e televisão. Para além disso, quando se trata destes temas as partilhas são mais que muitas.

E em muitos casos não são só as partilhas de notícias de famosos. São também as invenções acerca da vida de alguém!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também