WhatsApp beta para Windows acaba de receber o dark mode!

A app WhatsApp beta para Windows 10 e Windows 11 que vimos pela primeira vez em Novembro acaba de receber um update importante que adiciona o dark mode. De facto, esta parece ser a grande alteração. Isto porque não foi possível encontrar-se mais nenhuma alteração.

WhatsApp beta para Windows acaba de receber o dark mode!

A inclusão do Dark Mode no WhatsApp Beta para Windows é uma boa notícia. É que assim conseguimos utilizar o WhatsApp com mais conforto. Especialmente quanto trabalhamos à noite num local escuro. Entretanto a app vai seguir automaticamente a nossa opção ao nível do sistema operativo. Ou seja, se escolhemos um ambiente claro o WhatsApp vai manter-se assim. Se escolhemos o modo escuro ele vai mudar também.

A implementação parece estar realmente bem feita. Isto porque tudo muda ou para escuro ou para claro. Falo do ecrã de login até ao painel de definições. Nada ficou esquecido. No entanto esqueceram-se de um rebordo branco nas partes laterais do botão de feedback como revela o site XDA.

Esta app tem vindo a receber melhorias desde que apareceu na Microsoft Store. Recentemente a interface de definições foi otimizada para estar mais em linha com os standards do Windows 11 ao nível do design.

No entanto e apesar desta novidade, nem tudo são boas notícias no reino do WhatsApp mas isto devido à Google.

A Google tem começado a olhar para o armazenamento grátis de outra forma. Dito de outra forma, está mais sovina. Por exemplo, não passou muito tempo desde que deixou de oferecer armazenamento ilimitado para as fotos que temos guardadas no Google Fotos numa tentativa de aumentar as subscrições dos planos Google One. Isto para todos aqueles que excedam os 15GB. No entanto há outra coisa que se pode começar a pagar e neste caso está relacionado com as conversas do WhatsApp.

Até aqui o backup das conversas no WhatsApp que ficam guardados na Google era grátis. Dito de outra forma, o espaço ocupado não contava para os 15GB. No entanto, em breve, tudo vai mudar. Vão surgir limites e terá de escolher muito bem o que quer guardar ou então preparar-se para usar a carteira. É que caso ultrapasse o limite e não pagar pode começar a perder as conversas do WhatsApp que tem armazenadas e é muito chato ficarmos sem o histórico. Sobretudo se ficarmos sem o smartphone ou quisermos passar para outro.

WhatsApp: se não pagar pode perder as suas conversas!

Isto é algo de que já se desconfiava há alguns meses. É que tinha sido descoberta uma opção que vai permitir aos utilizadores gerirem o tamanho dos backups com o objetivo de selecionarem que parte do histórico de conversas querem guardar. Claro que isto levou de imediato à especulação de que iriam haver limites. Agora parece que tudo isso se confirmou. É que o conhecido site WABetaInfo encontrou algumas linhas de código curiosas na última versão beta do WhatsApp. Escusado será dizer que representam uma má notícia.

Algumas das linhas revelam como é que a app vai comunicar a notícia de que haverão alterações ao nível da Google. Dito isto, vamos ficar a saber quando é que estamos quase a chegar ao limite grátis. E atenção que segundo consta o limite não é muito grande. Falo de 2GB. Com a quantidade de coisas que recebemos a toda a hora e sobretudo com o passar dos anos esta capacidade é quase nada.

Ainda não se sabe quando é que este limite será imposto mas considerando que as linhas já estão na versão beta não deverá faltar muito tempo.

Esta informação está a aquecer a Internet sobretudo porque aquilo que sempre conhecemos e vimos como grátis está a começar a ser pago.

Como verificar se não vai ter problemas de espaço

Como referi acima o limite deverá ser de 2GB e pode desde já verificar o espaço que está a ser ocupado. Para isso tem de abrir o WhatsApp e na janela principal carregar na roda dentada. Aí escolha a opção Conversas que no caso da versão Android é a segunda opção.

Depois na nova janela carregue em histórico de conversas.

WhatsApp conversas pagar

A seguir já vai conseguir ver o tamanho que a sua cópia de segurança está a ocupar. No caso deste exemplo é de 1.5GB. No entanto, para muitos utilizadores este valor pode ser bem superior!

WhatsApp conversas pagar

O que acha disto? Conte-nos tudo nos comentários!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.