O mundo da memória é inegavelmente um bocado estranho. Afinal, é obvio que os utilizadores estão sempre atentos às novas tecnologias, porque querem usufruir da memória mais rápida do mercado. No entanto, nem todas as inovações se destacam o suficiente para se transformarem em ouro, mesmo que cheguem ao mercado por algumas das mãos mais poderosas e conhecidas da indústria.
Ao fim ao cabo, apesar de todas as vantagens relativamente à memória NAND Flash, a memória Intel Optane foi um falhanço gigantesco para a gigante dos semicondutores, significando uma perda de mais de 600 milhões de dólares. Muito resumidamente, no mundo da tecnologia, nem tudo o que é brilhante é ouro!
Ainda se lembra da memória Intel Optane? Foi um flop de 600M!
Antes de mais nada, é preciso perceber para que servia a tecnologia. Afinal de contas, qual era o objetivo da memória Intel Optane?
Muito resumidamente, é um sistema de aceleração, que se deveria situar entre o processador e um tipo de armazenamento mais lento, fosse este HDD, SSHD ou SSD (todos SATA). A ideia seria manter os dados e programas mais importantes, e mais utilizados, numa memória mais próxima, e de fácil acesso ao processador.
Portanto, depois de percebermos o objetivo, podemos dizer que a memória Intel Optane prometeu muito no mundo dos computadores. No entanto, nunca chegou a ser verdadeiramente adoptada pelos consumidores. O que muito provavelmente se deve ao seu preço proibitivo, e vantagens difíceis de compreender para os utilizadores mais casuais.
As coisas correram tão mal, que segundo os mais recentes dados, a Intel perdeu cerca de 576 milhões de dólares, apenas em 2020, com este tipo de memória. Entretanto, em 2021, a memória Intel Optane quase desapareceu das prateleiras, por isso, é provável que as perdas tenham sido menos assustadores no ano que terminou há pouco mais de 2 meses.
Se vai existir uma nova aposta neste tipo de memória? Provavelmente não. Especialmente porque a Micron parece ter desistido da tecnologia nos últimos anos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!