Conversas no WhatsApp Android e iOS podem estar em perigo!

Quem utiliza o WhatsApp Android ou iOS provavelmente não sabe que há uma forma de utilizadores mal intencionados conseguirem deitar a mão às mensagens. É que as cópias de segurança que são criadas para o iCloud no caso do iPhone e para a Google Drive no caso do Android não são encriptadas. Na prática, isto significa que todas as suas conversas podem cair nas mãos erradas. No entanto, há uma atualização a caminho que poderá resolver este problema. O update vai estar disponível nas próximas semanas.

Conversas no WhatsApp Android e iOS podem estar em perigo!

Se o WhatsApp decidir implementar rapidamente esta funcionalidade numa atualização futura da aplicação para iOS, forças policiais, utilizadores mal intencionados e até a Apple ficarão impedidas de ler as suas mensagens de texto. Essencialmente, este update vai levar a encriptação ponto a ponto disponível no WhatsApp para as mensagens armazenadas na iCloud. O mesmo acontece com o sistema operativo da Google. É que o WhatsApp está a trabalhar na mesma proteção para os backups armazenados na Google Drive.

Instagram e WhatsApp, ameaça no WhatsApp, Whatsapp bate,Whatsapp bate,Mensagens auto-destrutivas, falha no WhatsApp, WhatsApp versão final

No mundo Android até já há melhores notícias, mas por enquanto na versão beta.

A nova funcionalidade já está disponível no WhatsApp beta para Android, versão 2.20.73, e chama-se “Protect Backup”, ou se preferir, Backup protegido. No iOS ainda não parece haver nada no horizonte. Pelo menos, já disponível para o público em geral.

Apesar desta falha existir até agora não há qualquer evidência que tenha sido explorada. Ainda assim é boa ideia saber que existe e que é sempre, de algum modo, uma vulnerabilidade.

Adicionar contactos é agora muito mais fácil!

Segurança à parte, existe entretanto uma novidade que acabou de chegar ao WhatsApp. A mais recente funcionalidade facilita, em muito, o adicionar de contactos que por vezes pode ser uma das partes mais chatas. Isto é feito através da utilização de códigos QR.

Esta funcionalidade, descoberta pelos especialistas do WABetaInfo, fornece a cada utilizador o seu próprio código QR exclusivo. Deste modo, outros poderão digitalizá-lo para o adicionarem.

Pode encontrar o seu código QR visitando as configurações e tocando no ícone do código QR que está ao lado do nome. A partir daqui, o WhatsApp disponibiliza dois separadores. Um com o primeiro a mostrar o código QR e o segundo a permitir que digitalize outros códigos através da câmara ou galeria.

Entretanto e para que não haja qualquer perigo, o WhatsApp também permite a geração de um novo código através do menu de três pontos. Uma forma prática de preservar a privacidade caso o seu código seja publicado em qualquer local.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!