Conversas no WhatsApp Android e iOS podem estar em perigo!

Quem utiliza o WhatsApp Android ou iOS provavelmente não sabe que há uma forma de utilizadores mal intencionados conseguirem deitar a mão às mensagens. É que as cópias de segurança que são criadas para o iCloud no caso do iPhone e para a Google Drive no caso do Android não são encriptadas. Na prática, isto significa que todas as suas conversas podem cair nas mãos erradas. No entanto, há uma atualização a caminho que poderá resolver este problema. O update vai estar disponível nas próximas semanas.

Conversas no WhatsApp Android e iOS podem estar em perigo!

Se o WhatsApp decidir implementar rapidamente esta funcionalidade numa atualização futura da aplicação para iOS, forças policiais, utilizadores mal intencionados e até a Apple ficarão impedidas de ler as suas mensagens de texto. Essencialmente, este update vai levar a encriptação ponto a ponto disponível no WhatsApp para as mensagens armazenadas na iCloud. O mesmo acontece com o sistema operativo da Google. É que o WhatsApp está a trabalhar na mesma proteção para os backups armazenados na Google Drive.

Instagram e WhatsApp, ameaça no WhatsApp, Whatsapp bate,Whatsapp bate,Mensagens auto-destrutivas, falha no WhatsApp, WhatsApp versão final

No mundo Android até já há melhores notícias, mas por enquanto na versão beta.

A nova funcionalidade já está disponível no WhatsApp beta para Android, versão 2.20.73, e chama-se “Protect Backup”, ou se preferir, Backup protegido. No iOS ainda não parece haver nada no horizonte. Pelo menos, já disponível para o público em geral.

Apesar desta falha existir até agora não há qualquer evidência que tenha sido explorada. Ainda assim é boa ideia saber que existe e que é sempre, de algum modo, uma vulnerabilidade.

Adicionar contactos é agora muito mais fácil!

Segurança à parte, existe entretanto uma novidade que acabou de chegar ao WhatsApp. A mais recente funcionalidade facilita, em muito, o adicionar de contactos que por vezes pode ser uma das partes mais chatas. Isto é feito através da utilização de códigos QR.

Esta funcionalidade, descoberta pelos especialistas do WABetaInfo, fornece a cada utilizador o seu próprio código QR exclusivo. Deste modo, outros poderão digitalizá-lo para o adicionarem.

Pode encontrar o seu código QR visitando as configurações e tocando no ícone do código QR que está ao lado do nome. A partir daqui, o WhatsApp disponibiliza dois separadores. Um com o primeiro a mostrar o código QR e o segundo a permitir que digitalize outros códigos através da câmara ou galeria.

Entretanto e para que não haja qualquer perigo, o WhatsApp também permite a geração de um novo código através do menu de três pontos. Uma forma prática de preservar a privacidade caso o seu código seja publicado em qualquer local.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também