Waze ou Google Maps: um está a ser adorado e o outro odiado!

É seguro dizer que o Google Maps e o Waze são atualmente as aplicações de navegação mais populares do mundo. O Google Maps vem pré-carregado no Android, o principal sistema operativo a nível mundial. Mas é também a principal alternativa ao Apple Maps, o serviço de mapas nativo dos iPhones. O Waze pode ser descarregado a partir das lojas de aplicações de ambas as plataformas. O Google Maps e o Waze têm o mesmo proprietário mas adoptaram direcções diferentes que lhes permitem visar públicos diferentes. Assim num Waze ou Google Maps, há um que é adorado e o outro odiado!

Waze ou Google Maps: um está a ser adorado e o outro odiado!

Apesar de continuarem a apresentar capacidades de navegação, o Google Maps está mais centrado na sua componente de exploração do mundo. Também nas funcionalidades que permitem aos utilizadores obter informações sobre empresas, enviar avaliações e contribuir para a criação de um serviço de mapas completo. O Waze tem tudo a ver com a navegação no trânsito, uma vez que o seu objetivo exclusivo é levá-lo do ponto A ao ponto B o mais rapidamente possível.

- Advertisement -
Reportar a polícia no Waze, chegou ao Waze, Waze ou Google Maps
A man holding the iPhone X with Waze navigation app inside the car. Waze has gain popularity for its good navigation.

O Google Maps ou o Waze continuam a receber grandes actualizações, com novas funcionalidades adicionadas regularmente. O Google Maps recebeu recentemente novas capacidades no Android Automotive, incluindo o suporte para mostrar estações de carregamento compatíveis nas proximidades quando se fica sem bateria e uma nova paleta de cores que tornou a aplicação mais confusa, especialmente à noite.

A última atualização do Waze adiciona novos avisos para lombas e curvas apertadas, navegação melhorada em rotundas e mais informações para o ajudar a conduzir até um destino de forma mais segura e conveniente.

Waze maior atualização

As duas aplicações continuam a funcionar de forma independente.

Mas com base nas opiniões publicadas na Google Play Store, os utilizadores estão cada vez mais satisfeitos com o Waze e desiludidos com a experiência do Google Maps.

O Google Maps tem 17,8 milhões de avaliações e uma classificação de 4 estrelas, enquanto o Waze tem 8,7 milhões de avaliações e uma classificação de 4,5 estrelas. O Waze está mais bem classificado do que o Google Maps, apesar de este último vir com todos os telemóveis Android (daí o maior número de avaliações).

No entanto, as opiniões publicadas na Play Store mostram que nem toda a gente gosta da direção que a Google adoptou para o Google Maps. Algumas pessoas ainda se queixam do tema de cores introduzido no outono de 2023, mas a maioria das mensagens assinala erros que a Google, de alguma forma, não consegue corrigir.

Google Maps animado, novidade no google maps, Google Maps erro. ler o Google Maps, Google Maps melhorar Natal, Google Maps novas funções, Google maps poupar dinheiro, perigo no Google Maps

Um utilizador revela que o Google Maps se tornou menos fiável após as últimas actualizações, aumentando o tempo das suas deslocações, levando-o a portagens desnecessárias e crashando a meio da viagem. Outros afirmam que o teclado não carrega quando tentam procurar um endereço, que a aplicação não responde ao toque e que, por vezes, sugere desvios que não fazem sentido.

Nem toda a gente odeia o Google Maps.

Alguns utilizadores continuam satisfeitos com a aplicação, mas o número de críticas negativas aumentou significativamente, daí a classificação de 4 estrelas na Play Store.

O Waze parece ser uma solução de navegação mais estável e fiável, com base nas críticas publicadas na Play Store.

Waze ou Google Maps

Os utilizadores ainda se queixam de erros ocasionais, especialmente no Android Auto, embora a experiência pouco polida ao ligar um telemóvel Android à unidade principal possa não ser culpa do Waze. O Android Auto é frequentemente responsável pela maioria dos erros que ocorrem no carro.

Em comparação com o Google Maps, o principal ponto de venda do Waze é um motor de crowdsourcing. Assim permite aos utilizadores fixar perigos no mapa. O Waze suporta uma vasta gama de perigos de trânsito. São eles acidentes, buracos, semáforos avariados, veículos parados na berma da estrada, faixas de rodagem bloqueadas e atropelamentos. Quando um utilizador marca um perigo no mapa, o Waze utiliza a informação para gerar avisos mostrados a outros utilizadores.

A maioria dos utilizadores que se queixam de erros no Waze criticam a experiência com o Android Auto.

Também os desvios gerados pela aplicação quando procuram percursos. Na minha experiência, o Waze é melhor do que o Google Maps para encontrar percursos mais rápidos. Isto embora a vantagem se reduza normalmente a dois ou três minutos, na melhor das hipóteses. O Waze também oferece percursos mais complexos do que o Google Maps. Tudo porque o envia para estradas pequenas e estreitas para evitar engarrafamentos e abrandamentos ao longo do percurso.

Os utilizadores do Waze queixam-se de erros, como o facto de o modo escuro já não funcionar nos seus telemóveis. Também a perda de ligação à Internet (o Waze só funciona online para descarregar e carregar dados). O mesmo com o facto de a aplicação parecer lenta e fornecer direcções com atraso e a perda de locais favoritos. Alguns destes problemas podem ser causados pela ligação GPS ou por problemas no dispositivo, pelo que podem não estar diretamente relacionados com o Waze.

No final de contas, o Waze não é melhor do que o Google Maps e o Google Maps não é melhor do que o Waze. Depende das suas expectativas e do que precisa de uma aplicação de navegação. Como referi anteriormente, as duas aplicações têm um foco diferente, por isso, se pretende uma solução tudo-em-um, o Google Maps é a escolha certa. O Waze é a melhor opção se quiser uma aplicação exclusivamente focada no trânsito e quiser contribuir para o seu motor de crowdsourcing.

Em ambos os casos, alguns dos problemas com que se depara podem não ser causados pelas aplicações, mas sim pelo seu telemóvel, pela ligação GPS ou pelo Android Auto.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.