O Waze é para a maioria dos condutores uma das melhores aplicações de navegação de sempre. Para isso contribui a forma como foi desenhado, mas também o valioso feedback de quem anda na estrada. De facto, é esta comunidade que dá a grande vantagem face ao Google Maps. No entanto, muitos consideram que o Waze está a ir de mal a pior e as críticas à aplicação já mostram isso.
Waze está a ir de mal a pior e as críticas à app dispararam!
Apesar de continuar a ser bom, a verdade é que a experiência com o Waze se degradou significativamente nos últimos anos. O número de bugs aumentou a um ritmo alarmante, e a equipa do Waze precisou de semanas ou mesmo meses para enviar as correções.
Mais recentemente, o Waze ficou com problemas no modo escuro no CarPlay, usando o estilo visual claro mesmo à noite. A aplicação tornou-se perigosa de usar no carro, uma vez que olhar para um ecrã brilhante quando está escuro lá fora pode deixar-nos temporariamente cegos. O erro foi descoberto no início de agosto após uma atualização do Waze e, apesar de estar generalizado, a empresa-mãe nunca pareceu ter pressa em enviar uma correção. A correção acabou por chegar cerca de um mês depois.
Todas essas dificuldades levaram a um resultado esperado. O Waze está a receber uma tonelada de críticas de uma estrela na Google Play Store, uma vez que os utilizadores do Android já estão fartos desta terrível experiência. Mas os problemas não são só no Android Auto.
Toda a gente parece queixar-se de alguma coisa
Isto a começar pelo facto de a aplicação falhar, as viagens planeadas desaparecerem misteriosamente, e alguns relatórios de trânsito desaparecerem. Isto já para não falar no suporte deficiente do Android Auto, a interface horrível, e um atraso doloroso que torna a navegação uma confusão desafiante.
Outros afirmam que o motor de rotas do Waze já não é tão eficiente como era há alguns anos. Nessa altura sugeria rotas realmente mais rápidas. Vários utilizadores explicam que foram enviados para rotas muito movimentadas, onde acabaram por passar horas em trânsito intenso. Sem surpresa, alguns utilizadores também criticam o facto de o Waze se concentrar nas atualizações de tempo limitado que fornecem à aplicação “funcionalidades inúteis, como vozes tolas”. Em vez disso, eles dizem que o Waze deve se concentrar em funções úteis e correções de bugs.
Muitas pessoas acreditam que os dias do Waze já estão contados. É que a Google pode eventualmente fundir a aplicação com o Google Maps, criando uma app de navegação imbatível. Mas atenção porque para já esta fusão ainda não está em cima da mesa. Ou seja, a Google ainda quer que o Waze continue a funcionar de forma independente. No entanto, a Google quer que o Google Maps e o Waze trabalhem em conjunto.
A Google vê o Waze e o Google Maps como produtos diferentes com objetivos diferentes. O Google Maps continuará a desenvolver a sua vertente de exploração (mas continuará a oferecer uma componente de navegação para os condutores), enquanto o Waze continuará a centrar-se na navegação de trânsito com o motor de crowdsourcing no seu núcleo.
Agora é preciso resolver os problemas, porque se os utilizadores continuarem a abandonar o Waze ao ritmo que está a acontecer, isto pode mesmo significar o fim da aplicação.