Algumas permanecem escondidas em menus que não são fáceis de detetar, e outras são funcionalidades que podem ter passado despercebidas aos utilizadores de longa data do Google Maps. Conhecer todas as dicas e truques é especialmente útil se viaja com frequência ou pelo menos gosta de explorar novos locais. Para dar uma ajuda estas são as melhores funções secretas do Google Maps que muitas pessoas desconhecem.
Estas são as funções secretas no Google Maps que deve conhecer
O Pegman muda de roupa
Nunca ouviu falar do Pegman? De certeza que já e até já deve ter recorrido a ele. Assim é uma pequena figura amarela que arrasta para o mapa para activar o Google Street View, e ver o mundo a partir do nível da rua. Dito isto, se estiver num computador notar que este pequeno boneco parece um pouco diferente. Vestido, mesmo.
A extensão destas mudanças de roupa ainda não é totalmente conhecida. Mas lugares diferentes têm trajes diferentes. Já ouviu falar do monstro de Loch ness? Bois bem neste lago ele transforma-se num monstro verde. Por outro lado se o levarmos até à Área 51 ele muda para um OVNI. Entretanto, por vezes, o Pegman também muda de roupa para celebrar certas datas, incluindo o 15º aniversário do Street View que ocorreu a 14 de Maio de 2022.
Viajar no tempo
A funcionalidade Street View do Google Maps é uma óptima forma de conhecer uma área a partir do nível da rua, sem realmente estar lá, e é atualizada com bastante regularidade. Mas para referência futura as imagens mais antigas vão ficando. Esta funcionalidade está disponível na versão para computadores há muito tempo e tem vindo a chegar também aos dispositivos móveis.
No Ambiente de Trabalho deve abrir o Street View e olhar para o canto superior esquerdo. Se vir um relógio rodeado por setas no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, a funcionalidade de viajar no tempo está disponível.
No telemóvel, se já tiver a funcionalidade, carregue no Street View e toque na fotografia. Um menu na parte inferior terá a opção de Ver Mais Datas, permitindo-lhe percorrer todas as versões do Street View que estão disponíveis.
Saber onde estacionou o seu carro
Esta é uma funcionalidade muito útil para quem normalmente se esquece onde estacionou o seu veículo. No entanto, ninguém está livre disto acontecer.
Muito útil, esta função está disponível à distância de uns poucos toques.
Abra o Google Maps para Android e pressione o botão de localização azul disponível no canto inferior direito. Verá um ponto azul no centro do ecrã. Carregue nesse ponto azul e escolha a opção Guardar o local de estacionamento.
Assim nunca se vai esquecer de onde parou o seu carro.
Criar Mapas personalizados
Para podermos aceder às opções que temos disponíveis a primeira coisa que temos de fazer é criar um mapa personalizado.
Ora se estiver no computador terá de visitar esta ligação.
Posteriormente carregue em Criar um novo mapa.
Entretanto na nova janela terá de dar um nome ao mapa carregando em Mapa sem título. Depois verá que sensivelmente a meio e debaixo da caixa de pesquisa tem várias opções.
Uma delas é colocar os famosos pins para identificar locais. Assim, clique aí para adicionar o pin a uma determinada zona. Depois coloque uma descrição. Quando estiver concluído carregue em Guardar. Esta “camada” que corresponde a um dos pontos vai aparecer no lado esquerdo do ecrã.
Pode personalizar de uma forma muito simples o pin que colocou. Mudar a cor, adicionar tags, enfim o que achar que faz sentido para facilitar a identificação. Pode também utilizar ícones para indicar que tipo de local é.
Passamos agora às opções.
Adicionar direções nos mapas personalizados
Entretanto, outra caraterística interessante é a possibilidade de adicionar direcções.
Tem o ícone alusivo a setas de trânsito onde terá de carregar para surgir essa opção. Depois é so indicar o ponto A (origem) e o ponto B (destino). Atenção que pode introduzir várias direcções. Exemplo, Restelo até Ericeira. Depois Ericeira até ao Bar da Praia.
Entretanto é também possível personalizar tudo e mais alguma coisa.
Adicionar diferentes tipos de trajeto nos mapas personalizados
Outro aspeto interessante é que é possível adicionar diferentes tipos de trajetos. Ou seja, adicionar trajeto de carro, a pé ou bicicleta.
Assim quando o mapa estiver concluído vai ter de o partilhar. Assim clique nos três pontinhos que surgem à frente do nome do mapa. Depois é possível copiar o mapa, abrir, mover para o lixo e até é possível incorporar no seu site. Como vê é fantástico para utilizar em eventos.
Entretanto no smartphone é exatamente o mesmo e como tal se tiver um dispositivo Android procure pela app os meus mapas na Play Store. Depois é só descarregar e instalar.
Quando abre a App recebe um pequeno tutorial de como utilizar esta aplicação.
Entretanto, por exemplo, se quisermos editar este mapa podemos adicionar novos pontos e também editar as camadas.