Vodafone deu uma lição ao mundo com o ataque que sofreu

Ninguém passou indiferente ao ataque que a Vodafone sofreu. Colaboradores, equipas técnicas e sobretudo os clientes que estiveram privados horas ou em alguns casos dias de determinados serviços. Para muitas operadoras isto poderia ter sido o maior rombo de sempre. Mas na realidade não foi isso que aconteceu. De facto, em alguns casos, a gigante das telecomunicações até ganhou novos clientes. O motivo? A melhor comunicação de sempre e sobretudo a transparência.

Vodafone deu uma lição ao mundo com o ataque que sofreu

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Há duas coisas de que ninguém pode acusar a Vodafone. Assim, falta de transparência ou lentidão na reposição dos serviços. De facto, desde o primeiro momento a operadora preocupou-se em explicar o que tinha sucedido mas fez mais do que isso. Divulgou os dados que tinha e que podia, o que acabou por causar empatia face aos clientes e ao público em geral. De facto, conseguimos identificar-nos com aquilo que a Vodafone estava a passar.

Ninguém está livre de um ataque informático a esta escala. Seja que empresa for. A diferença é a forma como se lida com ele. 

Já aconteceram várias vezes lá fora e até por cá ataques semelhantes e em muitos casos recorrendo a uma bela expressão portuguesa foi sacudida a água do capote. No entanto, no caso da Vodafone as coisas não foram assim. O ataque foi explicado e todos os responsáveis deram a cara.

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Mas houve outra coisa que a Vodafone fez brilhantemente. A comunicação pós-crise. Quando acontece um problema destes os próximos passos são normalmente varrer a questão para debaixo do tapete e lavar a imagem com novas campanhas e promoções. A Vodafone fez o oposto. Comprou páginas de publicidade nos jornais e tempo de antena nas TVs para agradecer o apoio dos clientes e para mostrar como a equipa reagiu ao apoio que recebeu. Não encerrou a questão deixando de falar nela. Continuou a falar, mostrou a força interna e voltou mais uma vez a chamar à atenção dos utilizadores reforçando o lema #togetherwecan.

De facto, a Vodafone de uma lição ao mundo com o ataque que sofreu. Foi uma situação extremamente difícil de ultrapassar, foram necessários muitos meios técnicos e um grande investimento mas no fim demonstrou-se que transparência e vontade são sem dúvida as duas melhores formas de ultrapassar qualquer situação.

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Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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