Sexta-feira, Julho 18, 2025

Visitámos o laboratório secreto da Huawei! Testei TUDO!

Hoje em dia, como os smartphones quase desapareceram do mercado, quando se fala em Huawei, muitos lembram-se logo dos smartwatches, das pulseiras ou do software de fitness. Mas a verdadeira magia está escondida! Os relógios da Huawei são de facto muito bons, porque há muito desenvolvimento a ser feito atrás de portas.

Dito isto, estivemos onde ninguém costuma entrar: nos laboratórios. Aproveitei a oportunidade e até fiz um treino de ginásio a sério. Uma coisa é certa… A Huawei não poupou no equipamento. É tudo do bom e do melhor. 

Visitámos o laboratório secreto da Huawei! Testei TUDO!

Portanto, a Leak foi convidada a visitar o Health Lab da Huawei em Helsínquia, Finlândia. Um espaço com quase 1000 m² dedicado inteiramente à investigação de saúde e desporto. É o terceiro laboratório deste tipo a nível mundial, depois dos de Xi’an e Songshan Lake, na China. O que se faz aqui? Tudo aquilo que permite que um relógio da Huawei seja muito mais do que um gadget com estilo.

Dito tudo isto, como desportista da equipa, lá fui eu perceber como é que tudo é feito e investigado.

Tecnologia de topo!

Antes de mais nada, é preciso dizer que o laboratório está dividido em cinco grandes zonas que simulam mais de 20 desportos diferentes, enquanto recolhem mais de 200 indicadores fisiológicos e biomecânicos. O objetivo? Desenvolver e testar os algoritmos que depois vão dar vida aos wearables da marca.

Os sensores da Huawei não são incríveis só porque sim. Estão afinados ao máximo, porque é tudo testado até ao limite.

Para ter ideia, existe uma piscina de contracorrente, capaz de simular desde natação em águas abertas a treinos de resistência, com caudais até 350 m³/h e controlo total da temperatura da água.

Bem como um simulador de esqui interativo capaz de recriar pistas com velocidade, inclinação e bastões ajustáveis. Tudo acompanhado por sensores que analisam em detalhe a técnica do atleta, desde a posição ao ângulo de carving.

Para completar tudo isto, há também uma passadeira multifuncional capaz de atingir os 50 km/h, simular rotas reais através de ficheiros GPX, e até analisar o seu desempenho em tempo real com câmara integrada.

Os relógios da Huawei são muito mais do que sensores no pulso!

A tecnologia é importante, mas nada disto se faz sem cabecinhas pensadoras. Por isso, o laboratório conta com mais de 25 especialistas de sete países da União Europeia, incluindo nove doutorados.

(hands-on) huawei watch 5: está cada vez mais refinado! nda

A equipa junta médicos, fisiologistas, engenheiros e especialistas em IA para garantir que os algoritmos não só funcionam, como são cientificamente rigorosos.

Como é óbvio, modelos como o Watch GT 5, ou os mais recentes Watch 5 e Fit 4 Pro já trazem todas estas inovações para o pulso dos utilizadores.

Mais do que tecnologia?

A Huawei está também envolvida em projetos de investigação europeus. É, por exemplo, a única marca de wearables a integrar o iCARE4CVD, uma iniciativa da União Europeia para combater doenças cardiovasculares com recurso a IA.

Faz ainda parte do projeto INTERLIVE, em parceria com várias universidades, onde se definem padrões de validação ética para wearables. E prepara-se para lançar estudos com foco em utilizadores com deficiência, nomeadamente atletas em cadeira de rodas, para tornar os seus dispositivos mais inclusivos.

Conclusão? 

O investimento continua a ser feito, o que por sua vez acaba por explicar como a Huawei, que passou de facto por um mau bocado, continua a ser uma marca de renome, com fãs um pouco por todo o lado.

O trabalho duro é sempre recompensado.

Antes de mais nada, o que pensas sobre tudo isto? Ainda confias na Huawei como fabricante? És cliente? Partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também