(Especial) Já temos vírus capazes de sobreviver a uma formatação

É uma pergunta interessante, que infelizmente não tem uma resposta muito simples… Mas vamos tentar resumir a coisa para que todos consigam entender. Sim! Existem vírus capazes de sobreviver à formação, e aqui nem sequer estamos apenas a falar do PC, ou neste caso, do SO Windows, que costuma ser o sistema operativo mais vulnerável no mundo da computação.

É que caso não saiba, este tipo de malware também já chegou ao smartphone, mais concretamente ao sistema operativo Android. Já ouviu falar do XHelper?

Muito resumidamente, é um malware que mesmo após a remoção ou formatação, é capaz de se voltar a instalar de forma completamente independente. Assustador não é? É um pedaço de software que após remoção é capaz de se reinstalar e de se esconder nos ficheiros do seu smartphone. Mas o mais grave é mesmo o facto de conseguir sobreviver a uma formatação de fábrica. Ou seja, é capaz de sobreviver ao famoso “format c:”!

Existem vírus capazes de sobreviver a uma formatação?

Portanto, a resposta mais completa para esta pergunta não é muito simples, mas vamos tentar resumir, ao mesmo tempo que tentamos manter alguns detalhes.

Assim, esquecendo o malware para Android que mencionámos em cima, vamos olhar agora para o PC.

Pois bem, caso não saiba, existem alguns setores no boot de qualquer máquina computacional, que entram em atividade antes do sistema operativo ser sequer carregado. Além disso, também já existem variantes de malware capazes de infetar o próprio firmware. Por isso, se por ventura encontrar algum ‘vírus’ destes, nem a formatação o irá safar. Porque a formatação ‘normal’ apenas limpa as suas drivers de armazenamento, e não os firmwares que basicamente dão vida a todos os componentes da sua máquina do dia-a-dia.

Contudo, também não existem grandes razões para ficar preocupado com esta possibilidade! Afinal de contas, este tipo de ataque é tão complexo e sofisticado, que muito provavelmente, 99% dos utilizadores mais comuns nunca irá ver tal coisa.

Ou seja, a resposta para a pergunta é sim, no entanto, é um acontecimento muito pouco provável.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Nem os fãs de terror estão a aguentar este filme na Netflix!

A Netflix tem neste momento um monte de séries e filmes realmente brutais. Sendo que para dizer a verdade, os utilizadores estão realmente a...

NVIDIA decidiu aproveitar chips com defeito!

Nos últimos tempos, temos visto uma grande aposta no lançamento de placas RTX 3060 por parte da NVIDIA. Uma placa gráfica muito interessante, capaz...

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!