Segunda-feira, Outubro 6, 2025

Viagem de avião de pé? Pode ser barato, mas… É isso que quer?

Esta não é a primeira vez que se fala disto. Mas as coisas estão mesmo a subir de tom em 2025. Ou seja, não deverá faltar muito tempo até que algumas companhias low-cost consigam aquilo que querem há imenso tempo.

Bancos quase verticais, muito mais baratos, que são mais leves, ocupam menos espaço, e como tal, levam mais pessoas a bordo.

Andar de avião de pé? Pode ser barato, mas… É isso que quer?

andar de aviao de pé? pode ser barato, mas... É isso que quer?

Portanto, umagina que compras um bilhete de avião baratinho… mas tens de ir de pé. Ou quase de pé.

Isto pode parecer brincadeira, e nem parece ser legal, mas está mesmo a ser discutido de novo no mundo da aviação low-cost. Entretanto, como dissemos em cima, a ideia de “assentos verticais” não é nova, mas agora parece estar mais perto de se tornar realidade. Tudo isto com o objetivo claro de enfiar mais passageiros por voo.

Estamos a falar do Skyrider 2.0, um conceito que já tinha sido apresentado em 2018, mas que na altura foi tão mal recebido que acabou por não avançar.

Porém, agora, há várias companhias europeias a estudar o modelo para equipar aviões já em 2026. E o argumento é o de sempre: poupar. Poupar espaço, poupar peso e… cortar nos custos.

Estes bancos já passam na regulamentação. Por isso, é mesmo apenas a questão de tentar a sua implementação.

De “sentado” só tem o nome!

O assento vertical é uma coisa estranha. Onde em vez de te sentares como uma pessoa normal, ficas inclinado a 45 graus, a apoiar o peso numa espécie de banquinho estreito. parece aquela espécie de banco que os restaurantes McDonald’s instalaram para quem está à espera do seu pedido.

Como é o espaço para as pernas? Reduzido para 58 cm, em vez dos habituais 76 cm na classe económica tradicional.

A ideia é que, com este novo layout, as companhias consigam meter mais 20% de passageiros num único avião. E o bilhete? A promessa é que seja muito mais barato. Mas… Já sabemos como isso funciona.

Segurança?

Apesar do aspeto meio absurdo, os responsáveis afirmam que o novo modelo já cumpre todos os requisitos de segurança europeus. Os assentos são mais leves, têm menos peças e até facilitam a manutenção.

Mas claro, há limites: estes lugares só funcionariam em voos curtos. Ou seja, no máximo até 2 horas.

Mas vamos lá ser sinceros… Acha que não vão existir clientes? Avião de pé? É barato! 

É óbvio que ninguém quer voar apertado, torto e desconfortável. Especialmente quem tem 1m90 como eu. Mas se os bilhetes forem ridiculamente baratos… quantos é que vão mesmo dizer que não? A verdade é que, com as tarifas a subir, e com as companhias a quererem lucro a todo o custo, tudo vai ser possível.

No final do dia, quem manda é o próprio mercado.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

TRENDING

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙