Já lá vai o tempo em que os tablets eram apenas smartphones gigantes. De facto, os melhores tablets Android do mercado podem agora substituir potencialmente o seu computador portátil. A Apple e a Samsung dominam o mercado dos tablets há muitos anos e espera-se que o seu reinado se mantenha. Mas as coisas atualmente não estão assim muito favoráveis para estes dispositivos. Venda de tablets Samsung afundam e as da Apple ainda mais!
Venda de tablets Samsung diminuem e as da Apple ainda mais!
Conforme relatado pela IDC, a Apple manteve sua posição como a maior vendedora de tablets no primeiro trimestre de 2024. É seguida pela Samsung, Huawei e Lenovo (via SamMobile). Neste trimestre, foram enviados para o mercado 30,8 milhões de unidades de tablets, registando um crescimento anual de 0,5% após um declínio de dois anos.
Embora as remessas de tablets tenham apresentado um aumento modesto, os números de vendas revelam uma mudança na dinâmica do mercado para a Apple e a Samsung. A Samsung, por exemplo, vendeu 6,7 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2024. Assim conquistou uma quota de mercado de 21,7%. Trata-se de um ligeiro declínio em relação às vendas de 7,1 milhões de unidades. Também em relação à quota de mercado de 23,2% que detinha no mesmo trimestre de 2023.
A Samsung e a Apple vendem menos mas continuam a dominar o mercado
O relatório de ganhos da Samsung para o primeiro trimestre de 2024 mostrou que a marca ganhou 51 mil milhões de dólares, grande parte dos quais se deve às vendas impressionantes do Galaxy S24. No que respeita ao segmento dos tablets, a Samsung lançou o Galaxy Tab A9, o Galaxy Tab A9+, o Galaxy Tab S9 FE e o Galaxy Tab S9 FE+ no último trimestre de 2023 e o Galaxy Tab S6 Lite (2024) no primeiro trimestre de 2024. O tablet Galaxy Tab S10 também deverá ser lançado no início de 2025.
Os números das vendas de tablets da Apple também estão a cair a pique. De acordo com o relatório da IDC, a Apple enviou 9,9 milhões de tablets para o mercado no primeiro trimestre de 2024, o que representa uma queda de 8,1 por cento em relação aos 10,8 milhões de unidades enviadas no primeiro trimestre de 2023. A quota de mercado da Apple também se situa em 32 por cento, mais de um declínio de três por cento em relação aos 35,2 por cento no primeiro trimestre de 2023.
Enquanto a Apple e a Samsung estão a sofrer um declínio nas vendas de tablets, outras marcas estão a fazer progressos significativos. A Huawei, por exemplo, registou um aumento constante da sua quota de mercado. Assim enviou 2,9 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2024, em comparação com 2 milhões de unidades no mesmo trimestre de 2023. A Lenovo e a Xiaomi também registaram um aumento nas suas vendas de tablets, o que indica a sua dedicação à conquista de mais quota de mercado.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!