Venda de smartphones em baixa, mas venda de PCs em alta!?


Por em

Para quem pensava que os PCs estavam condenados a desaparecer, desengane-se! Pois foi verificada uma subida surpresa nas vendas este ano, a primeira desde 2012!

Curiosamente na mesma altura em que as vendas de smartphones estão em baixa! Sendo cada vez mais raro um consumidor trocar de telemóvel anualmente, ‘aguentando’ o mesmo aparelho por vezes mais de 24 meses.

As empresas de estudos de mercado ‘Gartner’ e ‘IDC’ lançaram esta semana os seus relatórios. Que mostram um aumento no segundo trimestre entre os 1,4 e 2,7%. Provavelmente devido à necessidade de desktops pelas empresas, bem como do ‘boom’ do PC Gaming.

No entanto, o analista da Gartner ‘Mikako Kitagawa’, diz que este crescimento será de curta duração, visto ser muito devido à atualização de máquinas com Windows 10 em várias empresas à escala global.

“A subida das vendas no segundo trimestre de 2018 foi devido ao aumento de procura no mercado empresarial, que anulou o declínio no mercado de consumo.”

“Pois, a tendência continua a mesma! Os consumidores usam cada vez mais o seu smartphone para as suas tarefas diárias. Tais como interagir com redes sociais, calendário, compras, etc… Que em suma diminui a necessidade na compra de um PC.”

Já o investigador da IDC ‘Jay Chou’, resume o seu trabalho dizendo que o PC ainda não é o aparelho computacional de preferência em muitos cenários.

PCs PC

No entanto, o mercado continua a mostrar bolsas de resistência. Em que até certos tipos de Desktop estão a ter um aumento de popularidade devido ao ciclo de atualização empresarial!

E claro que temos o PC Gaming, que está a voltar de uma maneira nunca antes vista, com jogos super populares como League of Legends, PUBG, Fortnite e CS:GO a fazer as delícias dos gamers.

De acordo com os dados da IDC, HP, Lenovo, Dell, Apple e Acer registaram aumentos. O aumento, como notado, provavelmente será passageiro! Mas ainda assim, é um padrão interessante de se observar numa economia em que a portabilidade e o tamanho continuam a impulsionar muitas das nossas decisões de compra.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas
Anterior

Placas AMD Vega 20 de 7nm vão conseguir alcançar os 20 TFLOPs!?

Apple – Novos MacBook Pro já têm uma proteção no teclado!

Seguinte