Vêm aí os super smartphones com câmeras de 200 megapixéis!

O segundo dia do Qualcomm Snapdragon Summit trouxe novidades bombásticas acerca do novo Snapdragon 865. É que mais importante, ou melhor, mais interessante do que as especificações técnicas é mesmo o que conseguimos fazer com as coisas. Dito isto, já temos uma noção de tudo o que os novos smartphones com este processador serão capazes ao nível da fotografia. Que tal 200 megapixéis?

Vêm aí os super smartphones com câmeras de 200 megapixéis!

O Snapdragon 865 será uma bomba! Pelo menos em termos de números. A Qualcomm revelou que tem trabalhado com fabricantes de sensores fotográficos para desenvolver uma bela câmera de 200 megapixéis! Sim, leu bem! 200! A Qualcomm afirma que a razão principal para isto é permitir que os utilizadores tenham acesso a uma grande capacidade de zoom numa imagem, ao mesmo tempo que preservam o detalhe. Eles serão utilizados exclusivamente neste novo chipset da Qualcomm, o Snapdragon 865.

Mas como é que isto funciona? Bem, o desempenho da câmera ligada ao Snapdragon 865 é baseado naquilo a que a Qualcomm chama velocidade Gigapixel. Significa que o processador de imagem Spectra 480 tem a capacidade de ler e processador uma quantidade louca de pixels (2 gigapixéis) que chegam do sensor. Ou seja, temos o suporte para o sensor de 200 megapixéis.

200 megapixéis

Para conseguir este feito, a Qualcomm redesenhou três módulos Spectra. Primeiro é o módulo de captura a alta-velocidade e que lê logo quatro pixéis, ao invés de um só. É um grande aumento, mas curiosamente até permite um funcionamento a frequências mais baixas. Isto torna o sistema mais eficiente e quem agradece é a bateria.

Para além disto, a Qualcomm também anunciou outras funcionalidades que estão presentes no novo chipset. Por exemplo, graças ao sistema melhorado de processamento de imagem, pode tirar fotos de alta-resolução enquanto captura vídeo 4k. Atualmente, tirar fotografias enquanto filma, está limitado à resolução do vídeo. No entanto, o novo chipset vai levantar essa restrição.

200 megapixéis

Olhando para tudo isto é fácil concluirmos que a guerra dos pixéis vai voltar. Em 2018, combatiam frente a frente os sensores de 40 e 48 megapixéis. Este ano, foram 64 e 108. Em 2020, teremos os de 200 megapixéis! O que se segue?

Leia também:

Xiaomi Mi 9T Pro – Faz sentido comprar smartphones de 1000€?

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

União Europeia quer USB-C em tudo! E agora iPhone?

Isto já não é grande novidade para ninguém, mas parece que agora não há mesmo volta a dar... A comissão Europeia quer forçar todas...

Novo filme da Netflix só chega sexta-feira e já é adorado por todos!

Sejam filmes de ação, suspense, comédia ou até mesmo de terror, a verdade é que todos conseguem fazer sucesso à sua maneira na Netflix...

Gigabyte tem 27 motherboards prontas para os Intel Core 12000!

Sabe o que é um 'all-in'? Pois bem, é exatamente isso que a Gigabyte está prestes a fazer com a nova gama de processadores...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!