Estas três coisas dão velocidade ao Google Chrome! Experimente

Algumas pessoas queixam-se da velocidade do Google Chrome. Ainda assim isto depende muito dos utilizadores. É que apesar de alguns o considerarem um browser “pesado”, outros estão satisfeitos com a velocidade, embora achem que há espaço para melhorias. No entanto a verdade é que há três coisas que dão velocidade ao Google Chrome e são bem simples de fazer.

Fechar os separadores e extensões que não utiliza

Se for como eu acaba por ter, quase sem dar conta, vários separadores abertos no browser. O problema é que cada um deles ocupa uma quantidade considerável de memória. Deu conta do seu computador ficar lento de repente? Pode muito bem ser por culpa disto. Especialmente se tiver outros programas abertos. Isto também acontece com as extensões.

A melhor forma de lidar com isto é rever regularmente os separadores abertos e fechar os que já não são necessários. Também pode utilizar os marcadores para guardar páginas importantes às quais poderá aceder mais tarde.

Para além disso o Chrome permite-lhe agrupar separadores, o que o pode ajudar a organizar o seu fluxo de trabalho sem ter dezenas de separadores a ocupar a sua interface. Assim é boa ideia dar um clique em alguns separadores que possa agrupar com o botão direito do rato e escolher a opção Adicionar separador a novo grupo.

estas três coisas dão velocidade ao google chrome! experimente

As extensões também podem estar a ocupar uma parte considerável da memória destinada ao browser. Assim é boa ideia verificar as extensões e retirar o que já não utiliza. É que para além de ocupar memória ainda podem representar um risco de segurança.

Função de poupança de memória

O Chrome oferece uma função de Poupança de memória que melhora o seu desempenho reduzindo a utilização de memória dos separadores inativos. Quando ativada, esta função liberta automaticamente a memória dos separadores que não está a utilizar atualmente, permitindo que os separadores ativos funcionem com mais fluidez.

Como ativar

Abra o menu do Chrome e selecione Definições. Desloque-se para baixo para encontrar a secção Desempenho. A seguir dê atenção à opção poupança de memória. Tenho a minha definida como Equilibrada, que desativa os separadores após um período de tempo ideal. No entanto se tiver um computador com memória mais limitada talvez seja boa ideia optar pela opção máximo.

estas três coisas dão velocidade ao google chrome! experimente

Configurar as definições de pré-carregamento

O Chrome utiliza uma funcionalidade de pré-carregamento que antecipa o comportamento de navegação e pré-carrega as páginas que poderá visitar a seguir. Ao otimizar as definições de pré-carregamento, pode acelerar o Chrome para uma melhor experiência de navegação.

Vale a pena experimentar o pré-carregamento para ver o que funciona melhor para si. Desactivá-lo pode, por vezes, melhorar o desempenho, especialmente se os seus hábitos de navegação não estiverem de acordo com as previsões de pré-carregamento.

Se tentou isto e mesmo assim o Chrome continua lento há uma coisa que pode experimentar.

Repor o Chrome

Se já tentou todos os métodos anteriores e o browser Chrome continua a arrastar-se, poderá estar na altura de tomar uma medida mais drástica – repor o Chrome. Isto irá repor as definições originais do navegador e remover quaisquer configurações personalizadas que possam estar a causar problemas. Lembre-se de que a reposição do Chrome removerá separadores fixados, páginas de arranque e outras definições personalizadas. No entanto, os favoritos e as palavras passe guardadas permanecerão intactos.

estas três coisas dão velocidade ao google chrome! experimente

Como repor o Chrome. Abra o menu do Chrome e clique em Definições. Desloque-se para baixo e clique em Repor definições. Selecione Restaurar definições para as predefinições originais. Aparecerá uma janela de confirmação. Clique em Repor definições para continuar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também