Como é que os veículos elétricos arrefecem a bateria?

A bateria de um veículo elétrico é o seu componente mais importante. Ao mesmo tempo é também uma das coisas mais sensíveis. Isto porque as baterias de iões de lítio são sensíveis a temperaturas extremas. Assim devem ser protegidas contra o sobreaquecimento a todo o custo. É que se algo correr mal com a bateria do nosso veículo elétrico ficamos com um pisa papéis caro e pesado. É por esse motivo que os fabricantes desenvolveram sistemas para controlar a temperatura da bateria e para que ela se mantenha a funcionar normalmente. Mas como é que os veículos elétricos arrefecem a bateria? É isso que vamos explicar já a seguir.

Como é que os veículos elétricos arrefecem a bateria?

As baterias de iões de lítio, o tipo de baterias encontradas na maioria dos elétricos, não gostam de temperaturas elevadas. Manter a bateria do seu veículo elétrico longe de calor extremo é uma das melhores formas de cuidar dela. De facto, estas baterias funcionam melhor a temperaturas que não estão nas extremidades da balança.

Isto significa que devem ser impedidas de cair para temperaturas abaixo de zero, e também deve haver cuidado para que não sobreaqueçam. Entretanto não é aconselhável carregar uma bateria a uma temperatura de congelação; é por isso que alguns fabricantes têm opções próprias para estes cenários.

Condições atmosférias geladas podem danificar a bateria do seu veículo elétrico, mas o calor extremo pode fazer o mesmo ou pior.

Se ela ficar demasiado quente e não estiver a ser arrefecida a um ritmo adequado, especialmente durante o carregamento, a bateria pode experimentar um evento térmico. Se o calor ficar fora de controlo, pode inclusivamente ocorrer um incêndio.

É evidente que os fabricantes de automóveis precisam de dar prioridade ao arrefecimento adequado da bateria, e definitivamente foi algo com que se preocuparam bastante. Dito isto, os automóveis modernos estão equipados com sistemas avançados de monitorização térmica e regulação, que acompanham a temperatura da bateria e asseguram que não está muito quente.

A utilização de líquido de refrigeração

Existem diferentes formas de se manter uma bateria fria, e tal como os veículos de combustão interna, um destes métodos é usar líquido de refrigeração. Este método é uma alternativa ao arrefecimento através do ar. O arrefecimento do ar existe há séculos e tornou-se famoso em veículos como o Porsche 911.

Mas, em última análise, os sistemas de arrefecimento líquido são melhores do que o ar porque têm uma capacidade muito superior de transferir calor. Isto não quer dizer que o arrefecimento do ar seja mau. Alguns veículos com o Nissan Leaf empregam este método com sucesso. No entanto o liquido faz melhor trabalho, sobretudo em ambientes mais quentes.

Model 3

Os VE que usam refrigerante líquido para arrefecer as suas baterias apresentam um sistema semelhante ao que se encontra num carro tradicional com motor a combustão.

De facto, nestes veículos o refrigerante circula pelo motor através de canais específicos. Entretanto ele vai absorvendo o calor do motor e é depois transferido para o radiador, onde um ventilador sopra ar e o arrefece. Este método de arrefecimento dos veículos é bastante eficaz e para além disso os veículos a combustão podem usar o calor do motor para fornecer aquecimento para a cabine.

No caso dos veículos elétricos arrefecidos a líquido, a bateria é o componente que necessita de um arrefecimento constante. O sistema de arrefecimento faz passar o refrigerante à volta da bateria, absorvendo calor no processo e, em seguida, envia-o para o radiador. Assim que o liquído de refrigeração quente atinge o radiador, a ventoinha ajuda a baixar a temperatura.

Tesla nova atualização 2019.8.3

Estes sistemas, obviamente, variam um pouco de fabricante para fabricante. Seja como for e embora isto pareça uma coisa completa a verdade é que os elétricos têm menos requisitos de manutenção do que os outros.

Entretanto o liquido de refrigeração evita a corrosão, para além da transferência de calor, por isso é importante manter o refrigerante fresco para proteger as passagens do sistema de arrefecimento.

Muitos fabricantes ainda apostam no arrefecimento a ar

O liquido de refrigeração é definitivamente a alternativa mais avançada e, aparentemente, a mais eficiente também. Os refrigerantes líquidos superam sempre o ar ao transferir o calor para longe da bateria. Seja como for alguns automóveis como o Nissan Leaf, decidiram manter o arrefecimento a ar. Neste caso não há qualquer problema. No entanto se fosse um veículo de alto desempenho seria necessário procurar-se uma alternativa.

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Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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