Veículos a gasolina ou elétricos: uns são um desastre na fiabilidade

Há uma série de razões pelas quais as pessoas têm vindo a fazer a transição para os veículos eléctricos. Isto em vez dos veículos a gasolina que conduzem há mais de um século. Nomeadamente, os benefícios ambientais que advêm do facto de conduzir um automóvel que não é alimentado por combustíveis fósseis, que são bastante prejudiciais para o ambiente. Dito isto, os veículos eléctricos são ainda um produto relativamente novo na indústria automóvel. Embora possam ter as suas vantagens, isso não significa que as empresas automóveis tenham aperfeiçoado totalmente o veículo elétrico.

Afinal, também não aperfeiçoaram os veículos a gasolina, e tiveram décadas e décadas para o fazer.

gasóleo e gasolina,tempo de chuva, Euro 7

Veículos a gasolina ou elétricos: uns são um desastre na fiabilidade

Uma coisa que as empresas descobriram quando se trata do automóvel tradicional é a sua fiabilidade. Criaram máquinas capazes de resistir a longos períodos de tempo, apesar de qualquer número de problemas que possam ocorrer com elas.

Então, como é que a nova geração de veículos eléctricos se compara aos seus homólogos a gasolina no que diz respeito à fiabilidade? Bem, honestamente, a competição não é assim tão renhida.

deixar o carro aquecer

Ainda não estão à altura dos veículos a gasolina

Num inquérito recente realizado pela Consumer Reports sobre os veículos dos últimos três anos, a fiabilidade dos veículos eléctricos é muito inferior à dos automóveis a gasolina. O inquérito concluiu que os VE têm 79% mais problemas do que os veículos a gasolina. Tendo em conta que estes veículos nem sequer têm a oportunidade de desenvolver problemas no motor ou na transmissão, como acontece com os veículos tradicionais, a diferença entre os dois é impressionante.

som de batida no automóvel, Veículos fiabilidade

O inquérito colocou os diferentes tipos de veículos numa escala de 0-100, e os automóveis eléctricos e os SUV situaram-se ambos entre os 40. Nem sequer conseguiram chegar a meio dessa escala. Os camiões eléctricos tiveram um desempenho ainda pior, terminando com uma pontuação média de 30. É certo que os camiões, no seu conjunto, ficaram em último lugar entre os diferentes tipos de veículos no que diz respeito à fiabilidade. Mas a média foi ainda 11 pontos superior à dos camiões eléctricos.

Alguns dos automóveis mais fiáveis da Consumer Reports incluem veículos como o Toyota Camry de 2024, com uma pontuação global de 88, e SUVs de luxo como o BMW X5 de 2024, com uns impressionantes 92. Agora, apesar de o inquérito não ter muito a dizer sobre a fiabilidade dos veículos eléctricos, houve um veículo mais eficiente que teve um desempenho extremamente bom.

Os híbridos estão no topo

Não podemos esquecer os híbridos, que são maioritariamente um veículo a gasolina, mas que têm uma fonte de bateria que funciona em situações de velocidade mais lenta. Estes veículos não só têm uma boa classificação em relação aos veículos a gasolina tradicionais, como também apresentam melhores resultados no que diz respeito à fiabilidade. O Consumer Reports concluiu que os híbridos têm, em geral, menos 26% de problemas do que os veículos a gasolina.

Golf, GTE, Híbrido, Carregar, elétrico, bateria do carro híbrido, Veículos fiabilidade

No entanto, nem todos os híbridos são iguais. Há híbridos normais e há híbridos plug-In. Estes últimos têm um desempenho muito pior do que o de um híbrido normal. No inquérito, até se saem pior do que os veículos eléctricos normais, o que mostra que têm 146% mais problemas do que os veículos a gasolina. Esta diferença de 172% entre os dois tipos diferentes de híbridos é enorme, por isso, se a fiabilidade for o fator mais importante, certifique-se de que sabe qual o tipo que está a adquirir ao comprar um híbrido.

Atualmente, os veículos eléctricos podem não ser tão fiáveis como os veículos a gasolina.  Mas com mais tempo e investigação, estes números deverão acabar por se equilibrar.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.