Sabia que a vareta de óleo pode dizer isto sobre o seu carro?

melhor óleo para o motor, gastar mais gasolina e gasóleoApesar de muitas tarefas de manutenção automóvel exigirem conhecimentos técnicos, há verificações simples que qualquer condutor pode — e deve — realizar com regularidade.Trocar as escovas do limpa-para-brisas, verificar a pressão dos pneus e, claro, medir o nível de óleo do motor são cuidados básicos que ajudam a prolongar a vida útil do veículo. Dito isto, sabia que a vareta de óleo pode dizer isto sobre o seu carro?

Sabia que a vareta de óleo pode dizer isto sobre o seu carro?

A leitura da vareta de óleo não serve apenas para saber se o nível de óleo está dentro do recomendado. O estado do óleo pode revelar problemas sérios, e um dos sinais de alerta a ter em atenção são as pequenas bolhas visíveis no óleo.

Porque surgem bolhas no óleo do motor?

Idealmente, o óleo deve apresentar um aspeto limpo, uniforme e consistente.
Se ao inspecionar a vareta reparare em bolhas, há motivo para investigação. A causa mais comum deste fenómeno é o excesso de óleo. Quando o cárter está demasiado cheio, o motor pode começar a misturar ar com o óleo, formando essas bolhas.

 

Neste caso, basta confirmar o nível de óleo na vareta: se estiver acima da marca máxima, o ideal é corrigir, retirando o excesso. Isto pode ser feito abrindo o bujão de escoamento ou, de forma mais prática, utilizando um extrator de óleo pela vareta. Resolvido o nível, as bolhas devem desaparecer.

Contudo, se o nível de óleo estiver correto e as bolhas persistirem, o problema pode ser mais grave. Uma possível explicação é a contaminação do óleo com líquido de refrigeração (anticongelante), algo que pode acontecer devido a uma junta da cabeça queimada, fissuras no bloco do motor ou outros danos internos.

Quando o líquido de refrigeração entra no circuito do óleo, este ganha uma textura esbranquiçada e espumosa. Outros sinais de alarme incluem sobreaquecimento do motor, fumo branco no escape e, por vezes, um cheiro adocicado proveniente do motor.

Nestes casos, é fundamental não continuar a circular com o veículo. O risco de provocar danos graves — como a destruição completa do motor — torna-se muito elevado. O mais seguro é recorrer a um mecânico de confiança o mais rapidamente possível. Em situações pontuais, existem selantes temporários que podem minimizar o problema, mas a reparação definitiva, como a substituição da junta da cabeça, pode implicar custos elevados.

O que mais o estado do óleo pode indicar?

A observação atenta do óleo pode revelar muito sobre a saúde do motor. Se o óleo estiver muito escuro, espesso ou apresentar partículas visíveis, é sinal claro de que está na hora de fazer uma mudança.

Por outro lado, se o nível estiver muito abaixo do normal, sobretudo pouco tempo após uma troca recente, pode indicar fugas ou consumo interno de óleo, geralmente associado ao desgaste dos anéis dos pistões ou falhas nas vedações do motor.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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