Inicio Especiais Vale mesmo a pena comprar um smartphone de câmara dupla?

Vale mesmo a pena comprar um smartphone de câmara dupla?

Os smartphones de câmara dupla estão definitivamente na moda. Mas afinal no que consistem? Como o próprio nome deixa adivinhar são equipamentos que possuem dois sensores para fotografia e que apesar das suas diferenças, se complementam.

Normalmente, o sensor principal funciona como uma câmara normal e tenta capturar da melhor forma as fotografias coloridas. O segundo sensor tem como principal objetivo adicionar todos os elementos que não podem ser capturados com o primeiro, especialmente no que diz respeito à profundidade de campo. A combinação de ambas as imagens, é feita de forma digital pela aplicação da câmara.

Embora todas as configurações de câmara dupla pareçam iguais, cada fabricante adota a sua estratégia com o objetivo de se obter a fotografia perfeita.

A perspetiva

Uma das vantagens da configuração de câmara dupla é sem dúvida a perspetiva. Graças ao segundo sensor as distâncias são analisadas da melhor forma e é possível a obtenção de uma imagem quase tridimensional.

O efeito bokeh

O efeito bokeh é um dos que mais agrada aos utilizadores e que só é possível devido ao conteúdo adicional que é capturado pelo segundo sensor. Este conteúdo permite melhorar a qualidade de imagem e lidar com as zonas que estão fora da focagem. É por este motivo que é possível destacar a pessoa que estamos a fotografar e desfocar tudo à volta.

Melhores condições com baixa luz

Gerir a iluminação é algo essencial na fotografia e um pesadelo para muitos fotógrafos. É que quando não existem as condições de luz ideais, torna-se muito difícil conseguir obter-se uma boa fotografia. O sensor adicional dá uma grande ajuda neste campo. Em primeiro lugar captura todos os detalhes e a iluminação é adicionada à posteriori. É verdade que por vezes o resultado final pode não ter a melhor qualidade possível. Ainda assim será sempre melhor do que se estivéssemos a utilizar apenas uma câmara.

Zoom com a perda mínima de qualidade

É verdade que isto depende do tipo de câmara secundária, mas na maioria dos casos a configuração de câmara dupla resulta numa maior capacidade de zoom e sobretudo em maior qualidade. Logo à partida disponibilizam um zoom ótico de 2x, o que faz com seja possível aproximar objetos, sem perder qualidade. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Google Maps tem uma grande novidade para a malta da bicicleta

O Google Maps merece a confiança de milhões de utilizadores. De facto, ajuda muito nas questões de navegação e está mais completo do que...

É desta que o Microsoft Edge bate de vez o Google Chrome!

Nem sempre foi assim mas atualmente podemos dizer que o browser é das aplicações mais importantes no Windows. Neste campo há três grandes destaques....

Galaxy Z Fold 3: uma nova S Pen e uma grande novidade no vidro

Já referimos na Leak que a Samsung deve fazer ajustes aos painéis dos smartphones dobráveis. Tudo com o objetivo de que eles suportem a...

Uber oferece proposta milionária pela Freenow! Será medo?

Quando aqui falamos que a pandemia de COVID-19 afetou mesmo todos os setores económicos, não estamos de maneira nenhuma a brincar. Afinal de contas,...

Halo 5 completamente à borla? Saiba como obtê-lo!

Se por acaso é daquele tipo de jogadores que sempre gostou mais das consolas da Microsoft e como tal, possui neste momento uma Xbox...