Vale mesmo a pena comprar um smartphone de câmara dupla?

Os smartphones de câmara dupla estão definitivamente na moda. Mas afinal no que consistem? Como o próprio nome deixa adivinhar são equipamentos que possuem dois sensores para fotografia e que apesar das suas diferenças, se complementam.

Normalmente, o sensor principal funciona como uma câmara normal e tenta capturar da melhor forma as fotografias coloridas. O segundo sensor tem como principal objetivo adicionar todos os elementos que não podem ser capturados com o primeiro, especialmente no que diz respeito à profundidade de campo. A combinação de ambas as imagens, é feita de forma digital pela aplicação da câmara.

Embora todas as configurações de câmara dupla pareçam iguais, cada fabricante adota a sua estratégia com o objetivo de se obter a fotografia perfeita.

A perspetiva

Uma das vantagens da configuração de câmara dupla é sem dúvida a perspetiva. Graças ao segundo sensor as distâncias são analisadas da melhor forma e é possível a obtenção de uma imagem quase tridimensional.

O efeito bokeh

O efeito bokeh é um dos que mais agrada aos utilizadores e que só é possível devido ao conteúdo adicional que é capturado pelo segundo sensor. Este conteúdo permite melhorar a qualidade de imagem e lidar com as zonas que estão fora da focagem. É por este motivo que é possível destacar a pessoa que estamos a fotografar e desfocar tudo à volta.

Melhores condições com baixa luz

Gerir a iluminação é algo essencial na fotografia e um pesadelo para muitos fotógrafos. É que quando não existem as condições de luz ideais, torna-se muito difícil conseguir obter-se uma boa fotografia. O sensor adicional dá uma grande ajuda neste campo. Em primeiro lugar captura todos os detalhes e a iluminação é adicionada à posteriori. É verdade que por vezes o resultado final pode não ter a melhor qualidade possível. Ainda assim será sempre melhor do que se estivéssemos a utilizar apenas uma câmara.

Zoom com a perda mínima de qualidade

É verdade que isto depende do tipo de câmara secundária, mas na maioria dos casos a configuração de câmara dupla resulta numa maior capacidade de zoom e sobretudo em maior qualidade. Logo à partida disponibilizam um zoom ótico de 2x, o que faz com seja possível aproximar objetos, sem perder qualidade.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV: Tudo o que precisa de saber acerca do serviço!

Num mundo em que temos cada vez mais serviços de subscrição a ocupar o ecrã da nossa TV, eis que a gigante da pesquisa...

Netflix perdeu contra a HBO! Primeira vez em muito tempo…

Foi um ano em cheio para as plataformas de Streaming. Sobretudo porque os cinemas se encontraram fechados durante muito tempo, devido claro está, à...

Sony tem um SSD pensado para a PS5, mas é caro à sorte!

Como deve saber, a Sony lançou finalmente uma atualização para a sua PlayStation 5, que por sua vez, permite a instalação de um SSD...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!