Ligue-se a nós

Jogos

Eurostriker: novo jogo português para o ZX Spectrum

André Leão

Publicado a

Já aqui falámos de Jaime Grilo, que lançou vários jogos em 2017 para o ZX Spectrum, todos criados com o motor Arcade Games Designer. E surge agora um novo jogo português, num registo diferente dos criados por Jaime. O seu autor tem o nome de guerra de Valdir, tendo ficado conhecido por ZX Nights e Zx Striker. Este último foi um jogo que passámos longas horas, uma vez que permitia ter até 16 jogadores em simultâneo. E lança agora Eurostriker, tendo muitas semelhanças com o referido ZX Striker. Apenas não dizemos que é a sequela porque não permite ter vários jogadores em simultâneo e também porque este jogo tem elementos de estratégia pelo meio.

Quem já conhece ZX Striker não vai estranhar a mecânica de jogo, pelo menos no que toca a marcar golos. É que assumimos a pele de um artilheiro de uma equipa da quarta divisão europeia. As semelhanças com Footballer of the Year são também muitas, pois marcando golos, ajudamos a nossa equipa a ganhar jogos e aumentar o moral, subindo na classificação, e, quem sabe, chegar à primeira divisão, onde vamos encontrar o Benfica e o Porto (o Sporting está na segunda divisão, falha maior deste jogo).

Assim que iniciamos o jogo temos a possibilidade de escolher o nome do nosso artilheiro. De seguida é-nos apresentado um menu com várias opções: dados da nossa equipa e do nosso artilheiro, possibilidade de treinar as nossas competências na marcação de golos, classificação da equipa (e das restantes divisões), jogos agendados, jogos da taça (sim, também há esta competição), melhores marcadores e, por fim, possibilidade de avançar para o próximo jogo.

Quando escolhemos esta opção, surge o jogo em curso no qual a nossa equipa participa. O resultado do mesmo está relacionado com o próprio nível da nossa equipa e com a sua moral (que aumenta ou diminui, conforme os resultados). Periodicamente surge uma oportunidade de golo e é aqui que começa a nossa intervenção.

Como não estamos perante um puro jogo de estratégia desportiva, antes um jogo que exige habilidade na concretização das oportunidades que vão aparecendo, fazer um campeonato é relativamente rápido, tal como já acontecia com ZX Striker. É que o foco está, como foi referido, na concretização das oportunidades de golo. E quando estas aparecem irão verificar as semelhanças com ZX Striker.

Aparece então o campo de jogo, o nosso artilheiro, o guarda-redes da equipa adversária, um cursor, que representa a direção que a bola toma, e uma numeração decrescente, que representa o tempo que resta para rematar à baliza. Apenas temos que usar as teclas do cursor (ou WASD) para fazermos o remate, que pode levar efeitos, ou ter maior ou menor potência (influencia a altura a que a bola é disparada). Enfim, como diz o ditado, practice makes perfect, e é isso precisamente que vamos aqui precisar para começarmos a ganhar jogos e prestígio.

Este foi um jogo que nos agradou bastante, pela sua simplicidade, pela possibilidade de se fazer um campeonato de forma mais ou menos rápida, e, acima de tudo, porque é daqueles jogos que nos conseguem cativar desde início e pelo qual nem damos pelo tempo passar. E depois, sendo mais um jogo português, qualquer compatriota tem obrigação de o experimentar. Podemos garantir que não irão ficar desiludidos.

Eurostriker é gratuito e pode aqui ser obtido.

Tive o meu primeiro computador em 1985, um TC 2048, que me iniciou na informática. Apesar de no final dos anos 80 ter definitivamente passado para os 16 bits, o bichinho do Spectrum e clones sempre ficou, até aos dias de hoje. Atualmente coleciono tudo o que tenha a ver com o Spectrum e vou estando a par das novidades deste mercado, sendo fundador do blogue Planeta Sinclair.

Clique para comentar

Partilhe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Mobile

Hardware

Publicidade

Entretenimento

Jogos

Auto


Copyright © 2018 Leak.pt Todos os direitos reservados