Vai ser possível detetar doenças oculares através de uma simples foto


Por em

O avanço na tecnologia não serve apenas para termos acesso às redes sociais, e tirarmos aquelas fotos brutais nas férias para a clássica caça ao like no Instagram. O nosso bem estar é muito mais importante que tudo isto, e pelos vistos, estamos prestes a ter acesso a uma aplicação móvel capaz de usar a tão famosa Inteligência Artificial para descobrir se temos algumas doença relacionada com a Leucocoria nos nossos olhos.


Leucocoria -> É um sinal médico para várias condições, incluindo doença de Coats, catarata congênita, cicatrização da córnea, melanoma do corpo ciliar, doença de Norrie, toxocaríase ocular, persistência da túnica vasculosa lentis (PFV / PHPV), retinoblastoma, e fibroplasia retrolental.


Detetar doenças através de uma simples aplicação móvel? 

Portanto, utilizando Inteligência Artificial, a aplicação vai conseguir detetar as reflexões ‘White Eye’. Assim, com o nome ‘White Eye Detector’ a aplicação desenvolvida pelo Dr. Bryan Shaw da Baylor University, irá entrar na galeria de fotos do utilizador para apanhar qualquer indício de doença.

Dito isto, é provável que conheça o tradicional Olho Vermelho que aparece em várias fotografias, devido ao flash do telemóvel ou da máquina fotográfica utilizada. Pois bem, o olho vermelho está associado a um olho saudável. Já o reflexo branco indica problemas como a tendência para desenvolver cataratas, retinoblastoma, etc…

Aliás, assim que for identificada uma reflexão branca do olho, é imperativo ir ao médico! Os tumores crescem muito rapidamente, por isso, assim que começa a ver o olho branco, vai ter entre 6 meses a 1 ano, até começar a ter problemas sérios.

A aplicação foi feita com a ajuda de redes neurais, para treinar a identificação da reflexão do olho branco em bebés e crianças. Assim, foram usadas 53.000 fotos de 40 crianças, desde recém-nascidos até aos 7 anos. E até já foi utilizada para descobrir a doença vários meses antes de um diagnóstico final. (O que poderá ser muito bem a diferença entre

É algo extremamente útil tanto para crianças como adultos. Mas é especialmente bom para bebés e crianças até aos 7 anos, que podem ter problemas de visão, mas não conseguem expressá-lo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured, Saúde

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Agora sim! Dark Mode disponibilizado para a Google Play Store

Google Stadia: Quais são os jogos que irão estar disponíveis na plataforma?

Seguinte