Está a utilizar emojis nas passwords? Pode mas não deve!

Os emojis transcendem as barreiras culturais e linguísticas. Tornaram-se parte do léxico da Internet e da comunicação quotidiana e estão tão enraizados na nossa língua que as pessoas começaram a utilizá-los em palavras-passe. Mas será boa ideia utilizar emojis nas passwords? A verdade é que pode mas não deve.

Está a utilizar emojis nas passwords? Pode mas não deve!

Pode ficar bloqueado

Já alguma vez tentou utilizar um emoji numa palavra-passe? Se já tentou, sabe que algumas plataformas permitem emojis e outras não. Isto não é um grande problema por si só. No entanto, mesmo que consiga criar uma conta algures utilizando uma palavra-passe baseada em emojis, poderá não conseguir iniciar sessão novamente, especialmente se as regras de palavra-passe forem alteradas. Não é improvável que se depare com problemas de compatibilidade ou que o sítio Web que está a tentar utilizar não consiga lidar corretamente com as palavras-passe de emojis.

smartphone Android sinais, segurança em dois passos

Previsibilidade

Quando se trata de passwords, as pessoas tendem a utilizar frases comuns e combinações de números fáceis de adivinhar. De facto, de acordo com a pesquisa da NordPass, a palavra-passe mais comum no mundo é “123456”, enquanto frases como “admin” e “password” estão entre as dez primeiras. Se as pessoas começassem a utilizar emojis nas suas palavras-passe, é seguro assumir que iriam utilizar os emojis mais populares, tornando as suas palavras-passe fáceis de decifrar.

passwords no browser, passwords ou passkeys

Problemas entre plataformas

Os emojis fazem parte do padrão Unicode e são os mesmos em todas as plataformas e sistemas operativos. No entanto, provavelmente já reparou que têm um aspeto diferente consoante o seu sistema operativo. E como o seu aspeto varia, pode ter dificuldade em utilizar a palavra-passe correcta. Se introduzir a palavra-passe errada demasiadas vezes, terá de voltar a verificar a sua conta ou, pior ainda, poderá ficar bloqueado.

proteger atividade no Google

Inconveniência

Para além dos potenciais problemas de segurança, há também o inconveniente. Se tudo o que utiliza é o seu smartphone, então talvez a utilização de palavras-passe baseadas em emojis não seja muito inconveniente. Mas alguma vez tentou enviar um emoji para alguém no seu computador de secretária? Se tiver um computador Windows, por exemplo, tem de ativar o suporte de emojis através do ViVeTool. Parece definitivamente mais conveniente utilizar apenas as letras e os números do teclado.

Exposição ao Shoulder Surfing

Provavelmente, o teclado do seu smartphone apresenta os emojis utilizados mais recentemente na parte superior. Ter esta informação prontamente disponível expõe-no ao shoulder surfing. Como o termo sugere, este é um tipo de ciberataque em que o criminoso espia o ecrã do dispositivo do alvo para obter informações sensíveis. Não é que a utilização de uma palavra-passe normal o torne invulnerável a um ataque de shoulder-surfing, mas é definitivamente mais fácil lembrar-se de uma combinação de emojis do que de algo como “us1nFzP!qR”.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.