MEO/NOS/Vodafone: vai fazer upgrade à velocidade de Internet?

Hoje em dia ter uma Internet rápida é realmente importante. No entanto isto nem sempre é tão fácil quanto parece. Quando se considera a velocidade da Internet, há duas métricas principais a ter em conta. As velocidades de download e upload, ambas medidas em megabits por segundo ou Mbps. Mas que velocidade de Internet precisa em casa? Agora que os preços vão aumentar vai fazer upgrade à velocidade de Internet?

MEO/NOS/Vodafone: vai fazer upgrade à velocidade de Internet?

A velocidade de download determina a rapidez com que o seu dispositivo recebe dados de aplicações e é a métrica que afetará a grande maioria das tarefas que irá realizar online.

navegar na Internet
Businessman hand browsing internet websites on his laptop

A velocidade de upload é mais importante para coisas como jogos, transmissão em direto ou carregamento de vídeos, imagens ou música para sites como o YouTube. Ao procurar um serviço, as métricas mais importantes a ter em conta são as velocidades máximas de download e upload.

Mas afinal de que velocidade necessitamos em casa?

Em traços gerais o serviço de Internet que fornece velocidades de descarregamento de 3-8 Mbps qualifica-se como “Serviço Básico”. Já as velocidades superiores a 25 Mbps qualificam-se como “Serviço Avançado”. No entanto, para os padrões atuais, a velocidade de transferência de 25 Mbps é relativamente lenta, dependendo do local onde vive.

domínio na Internet
WWW concept with hand pressing a button on blurred abstract background

Ao considerar as velocidades que deve procurar, tenha em conta o que está a fazer na Internet e quantas pessoas estão ligadas ao router. Suponhamos que dois ou mais utilizadores utilizam a Internet de forma ligeira, navegando em sites Web e vendo vídeos de baixa resolução. Nesse caso, é possível utilizar uma velocidade de download de 15 Mbps sem atrasos ou interrupções na ligação.

No entanto, suponha que várias pessoas utilizam a mesma Internet e transmitem muitos dados ao mesmo tempo através de streaming de vídeo HD, jogos, carregamento de vídeos e streaming. Nesse caso, há uma boa hipótese de tudo carregar mais lentamente, de os vídeos ficarem em buffer ou de as transferências demorarem mais tempo. Neste caso, pode valer a pena investir um pouco mais numa ligação mais rápida.

Qual deve ser a velocidade da Internet para a transmissão de vídeo HD

Quando se tenta descobrir quais as velocidades adequadas para as tarefas que se pretende realizar, não há melhor sítio para procurar do que as próprias aplicações. De acordo com a Netflix, os utilizadores que pretendam transmitir vídeos em alta definição (HD) a 720p devem ter uma velocidade de transferência de, pelo menos, 3 Mbps ou superior. As velocidades mínimas recomendadas aumentam para 5 Mbps quando se fala de resolução de vídeo em ecrã completo de 1080p. A velocidade mínima necessária para uma ligação estável aumenta ainda mais para o streaming de 4K, para uma velocidade recomendada de 15 Mbps.

pagar plano premium Netflix, velocidade de internet em casa

Estas velocidades baseiam-se no streaming de um único dispositivo. Assim as velocidades mínimas recomendadas aumentarão consoante o número de dispositivos que transmitem simultaneamente vídeo HD. Com vários utilizadores a utilizarem a mesma ligação para tarefas de dados elevados, como o vídeo 4K, é possível que os vídeos sejam armazenados em buffer ou atrasados, dependendo do número de ligações adicionais efectuadas. Para ligações mais lentas, a Netflix recomenda a redução da qualidade do vídeo.

O melhor para jogar

Em termos de jogos, são obviamente recomendadas velocidades mais elevadas. É que velocidades de Internet mais rápidas reduzem a latência ou o tempo que demora a chegar aos servidores do jogo. Assim melhora o seu tempo de reação no jogo. Embora a velocidade mínima para a maioria das consolas modernas, como a PlayStation 5, seja de, pelo menos, 5 Mbps, os jogos podem apresentar falhas ou atrasos a esta velocidade. Especialmente se a ligação for feita através de uma rede Wi-Fi. Para manter uma ligação estável para os jogos, os utilizadores devem procurar um serviço de Internet que forneça, pelo menos, 15-25 Mbps. Estas velocidades também são necessárias para outras atividades de jogo, como os jogos na nuvem.

No entanto, para obter a melhor experiência de jogo – especialmente para jogos baseados na reação – os utilizadores devem procurar obter uma transferência de, pelo menos, 50-100 Mbps. Além disso, ao contrário de tudo o que foi discutido até agora, a velocidade de upload é também uma métrica importante para determinar a latência nos jogos de vídeo e pode afetar a jogabilidade se a ligação não for suficientemente rápida.

Relativamente às escolhas modernas de Internet, várias opções disponíveis no mercado podem fornecer velocidades de transferência muito superiores a 100 Mbps.

Agora já sabe qual a melhor velocidade de internet para ter em casa. 100 ou 200 Mbps se for mais barato, dá para todas as necessidades. Ou seja, não vale a pena estar a pagar mais para uma Internet ultrarrápida que eventualmente nem vai aproveitar.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.